Deputada americana baleada no Arizona já sorri, diz médico
A congressista americana ferida na cabeça no dia 8 de janeiro em um tiroteio em Tucson, no Estado americano do Arizona, foi operada com sucesso em um olho no fim de semana e também já é capaz de sorrir para as pessoas próximas, informaram os médicos nesta segunda-feira (17).
Os progressos constantes de Gabrielle Giffords permitiram que seu estado passe de "crítico" a "sério", de acordo com o neurocirurgião Michael Lemole, do Hospital Universitário de Tucson (UMC), que garantiu que ela sorriu para o marido.
- Isto significa que o reconhece e que interage de modo mais familiar com ele.
Lemole também explicou que a congressista superou com sucesso uma operação na órbita de um olho para eliminar fragmentos de ossos, realizada neste sábado (15).
- Esperamos poder organizar os últimos detalhes para preparar o terceiro estágio de sua recuperação: a reeducação.
Uma bala atravessou o cérebro de Giffords após os disparos feitos por Jared Loughner, de 22 anos, durante um evento político da deputada nos arredores de um supermercado de Tucson, no qual morreram seis pessoas e outras 14 ficaram feridas.
Deputada é única em estado crítico
Giffords, de 40 anos, era a única paciente em estado crítico depois do atentado. Um paciente recebeu alta no sábado e outros dois continuam internados, em bom estado.
Os médicos têm manifestado otimismo com o ritmo da recuperação da deputada. Nos últimos dias, ela vem abrindo os olhos e acompanhando o movimento de objetos no seu campo de visão. Também responde a comandos simples, como mexer os dedos das mãos e pés.
O atentado gerou um debate nacional nos EUA a respeito da possível influência da acirrada retórica política dos últimos anos sobre as motivações do criminoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário