Confronto fere centenas e deixa um morto no Egito
Aliados do regime entraram a camelo e a cavalo atacando manifestantes em praça do Cairo
A batalha entre aliados do presidente Hosni Mubarak, que nesta quarta-feira (2) entraram pela primeira vez em confronto com os manifestantes contrários ao regime deixou centenas de feridos no centro do Cairo e, segundo o governo, uma pessoa morreu. Montados em cavalos e camelos, os aliados do governo entraram na praça Tahrir chicoteando a oposição A agência France Presse informou que seus correspondentes contaram centenas de feridos no centro da capital egípcia, sem especificar qualquer número. Já o Ministério da Saúde do Egito informou que 403 pessoas ficaram feridas no confronto e que uma morreu, segundo o jornal britânico The Guardian, que considerou a cifra "conservadora".Segundo os jornalistas, partidários de Mubarak atiravam blocos de pedra sobre os manifestantes da oposição, do telhado de prédios que dão para a praça, que se tornou um campo de batalha entre os dois lados.
A rede de TV Al Jazeera estimou que cerca de cem pessoas foram vistas sendo carregadas com ferimentos para fora da praça. E, enquanto os confrontos acontecem, o Exército procura não interferir, segundo o Guardian.
Em entrevista à Record News, o embaixador do Brasil no Cairo, Cesário Melantonio Neto, disse que os militares vinham controlando a entrada de armas e pessoas na praça até esta quarta-feira, o que vinha evitando conflitos.
- Hoje essa situação mudou. Eu não sei se essas pessoas conseguiram entrar ou se deixaram entrar. No futuro vamos conseguir saber.
O líder da oposição, o Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, disse à rede britânica BBC que os confrontos na praça Tahrir são "um ato criminoso de um regime criminoso", segundo o jornal britânico The Guardian. Ele pediu que Mubarak saia imediatamente do poder.
ElBaradei disse ainda esperar que o presidente deixe o cargo até sexta-feira, para quando os opositores marcaram uma manifestação já batizada de "sexta-feira da partida" (de Mubarak do poder).
Nenhum comentário:
Postar um comentário