Seu cão a peso de ouro
Mercado do luxo para pets é o setor que mais cresce no país; Brasil tem 2ª maior população de cachorros e gatos e ocupa 6º lugar no ranking de faturamento do planeta
Todas as sextas-feiras salão de beleza às 10h, nas terças-feiras massagem e acupuntura antiestresse, banho relaxante no ofurô uma vez por mês, sem contar as centenas de roupas e acessórios exclusivos que se renovam a cada quinzena no closet montado especialmente em um dos quartos da casa. Com todos esses cuidados pensa-se logo em uma mulher vaidosa, mas se trata da agenda de Lua e Sol, duas cadelinhas muito paparicadas. “Faço de tudo por elas, são minhas companheiras há sete anos e não vejo exagero nenhum em cuidar bem”, explica a dona das cachorrinhas, Célia Cristina da Silva, uma empresária de São José dos Campos. E a maratona de mimos custa caro: R$ 700 por mês. Assim como Célia, muitos outros brasileiros não se importam em gastar e ter mais de um animal de estimação. Por conta disso, o Brasil já aparece como o segundo país do mundo com maior população de cães e gatos, perdendo apenas para os EUA, e a sexta nação no ranking mundial de faturamento do setor. O mercado pet brasileiro movimentou R$ 9,6 bilhões em 2009. E a expectativa do segmento é fechar 2010 com um acréscimo de até 6% em relação ao ano anterior. “Dentro do setor de serviços, o mercado de higiene, estética animal e mercado do luxo são os que mais crescem. Eles compõem um segmento chamado Pet Care, com produtos veterinários, de higiene e limpeza, além de moda e estética. Trabalhamos com um número de 50 mil pet shops no Brasil, isso sem contar com a estimativa de que 80% dos pets nacionais estão na informalidade, o que aumentaria consideravelmente esse número”, disse Alfredo Roldan, gerente de comunicação e marketing da Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação). O número de animais de estimação cresce anualmente, de acordo com a população do país. Estima-se que hoje existam 33 milhões de cachorros e 17 milhões de gatos no Brasil. De olho nesse mercado visivelmente lucrativo e com grande possibilidades de ampliação, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atende o segmento com projetos de profissionalização, gestão e modernização, visando proporcionar maior competitividade às micros e pequenas empresas do setor em todo o país. “Esse mercado está crescendo em ritmo acelerado e, como tem fácil aceitação, o empresário tem retorno mais rápido. Por esse motivo é que a cada ano cresce consideravelmente o número de pet shops no país. O pet shop hoje é um segmento do setor de serviço, o setor de maior representatividade para a economia do país. A cada dois empregos gerados, um vai para esse setor”, disse Karen Sitta, coordenadora nacional da carteira de serviços do Sebrae. Segundo pesquisa da Anfalpet, o mercado nacional de produtos voltados para animais de estimação gera um total de 220 mil empregos diretos no Brasil. No setor de indústrias existem atualmente 122 empresas de Pet Food, 280 empresas de Pet Care, 30 de medicamentos veterinários e duas especializadas em importação. Só em 2009, o país exportou US$ 250 milhões em alimentos para pets.
Novidades “Só quem tem entende.” Essa frase é usada por todos os amantes de pets para justificar tamanho mimo aos seus animais de estimação. Cachorros e gatos são tratados como filhos pela maioria dos donos. E para alimentar tanto amor e dedicação, o comércio brasileiro está cheio de opções cada vez mais inusitadas para esses clientes mais que especiais. Em São José dos Campos, uma novidade é Dog Bakery, primeira padaria de cães e gatos. A loja, um franquia dos EUA, chegou à cidade faz apenas três meses, mas já tem seus clientes fixos. “A procura de produtos diferenciados para cães e gatos é muito grande. Eu tinha vários clientes que me perguntavam de lugares onde poderiam encomendar bolos de aniversário para seus cães, daí surgiu a ideia de trazer a franquia. Hoje contamos com mais de 350 clientes fixos”, disse Regis Roberto da Rocha, dono da Boutique Canina e da Dog Bakery. Fora o luxo, a padaria especializada em produtos para cães oferece bolos, tortas, esfihas, quibes, donut’s, chocolates e biscoitos de vários sabores. Todos os produtos são desenvolvidos por zootecnistas que elaboram fórmulas sem adição de açúcar e conservantes, tudo para não prejudicar a saúde do animal. A diferença para um produto normal, feito para humanos, é que, além de ser desenvolvido por especialistas, segue uma linha com rigoroso balanço nutricional, que substitui de forma ideal o alimento humano oferecido para os animais de estimação em casa. “Ao contrário do que muita gente imagina a comida humana não faz bem para o animal. Um grande exemplo disso é o chocolate. O cacau não deve ser consumido por eles, que podem até se intoxicar, se consumir em grande quantidade”, explicou Rocha. O cacau, matéria-prima do chocolate, tem Theobrimina. Essa substância é facilmente metabolizada e eliminada pelo organismo humano, no entanto, o organismo animal não consegue processá-la facilmente. A toxicidade do chocolate para o cão é tanta que pode acarretar sérios problemas, como o comprometimento nervoso severo. O chocolate desenvolvido para pets é feito à base de Carovit, uma raiz africana que dá a sensação, cheiro e até mesmo o sabor do chocolate normal. Mas nem tudo é tão saboroso. O custo médio de uma festa de aniversário para dez cachorros, por exemplo, pode variar de R$ 500 a R$ 1.000, tendo no cardápio o bolo de um quilo, em formato de osso, e 40 salgados, entre tortas e quibes. Em breve, a padaria terá mais duas novidades para acrescentar no cardápio dos cães mais refinados da região: cerveja e refrigerante para cachorro, tudo de uma fábrica do Rio Grande do Sul que já está com entregas marcadas para o Estado de São Paulo.
Beleza Além das guloseimas, os pets ainda contam com uma farta opção na área da estética. Tatuagens, massagens relaxantes, unhas postiças, penteados e até banhos antiestresse em ofurôs são algumas das mordomias oferecidas aos fieis companheiros. A grommer (esteticista canina) Renata Araujo, trouxe a novidade das tatuagens para cachorros e gatos do Vale. O produto, uma tintura própria para cães, dá um visual diferente e dura até uma semana. “Já tem mais de 17 anos que trabalho nessa área de estética canina. Estou sempre me atualizando e criando novidades. Percebo que hoje o animal de estimação já faz parte da família. Da minha lista de clientes, 99% cuidam dos bichinhos como se fossem filhos, sem receio de pagar por um bom trabalho. O que vejo é que quanto mais o mercado oferece novidades, mais o cliente quer”, disse Renata, da Clínica Estética Beleza Canina, em São José. O mercado pet a cada semana traz uma novidade. Dezenas de novos produtos são lançados. E a procura é grande. A clínica Beleza Canina atende, em média, 40 clientes por dia. Fora os tradicionais banhos higiênicos, o produto mais procurado é a tosa especial com penteados e hidratações. “A cada mês criamos aqui um novo tipo de tosa. Para o Natal, o mais pedido é a tosa artística, que pode vir em formatos diferenciados, como árvores de Natal, bonecos de neve e muitos outros”, disse Renata. Outro produto que tem grande procura é o banho antiestresse de ofurô. “Depois de um banho de ofurô o cachorro chega a dormir 12 horas seguidas, devido à imersão em água quente acompanhada de sais e relaxantes à base de camomila. E como vaidade é o grande mercado do luxo no mundo dos animais de estimação, um produtor de TV resolveu investir em uma grande vitrine. O primeiro programa do Vale especializado em animais de estimação. Desde julho deste ano, Ricardo Palomares exibe diariamente o ‘Terra dos Bichos’, pela TV a cabo, e garante: o mercado voltado para pets só tende a crescer na região. “Desde que começamos temos recebidos vários e-mails de donos de cães e gatos querendo participar. Um dos nossos principais quadros é o ‘Educador Canino’, uma espécie de conselheiro para donos de cães que precisam disciplinar o animal. Chegamos a receber cerca de 30 e-mails por dia, com vários tipos de pedidos”, disse. Como idealizador do programa, Palomares explica que o mercado do luxo para animais de estimação é infinito e que a cada dia surgem novidades no setor. “Produzimos sempre um programa inédito a cada quinzena e reprisamos durante a semana. Sempre encontramos algo inusitado, diferente para mostrar.” •
Nenhum comentário:
Postar um comentário