Aracaju-Sergipe - Brasil


Mounting created Bloggif

Montagem criada Bloggif

Notícias, vídeos, análise e contexto em português - BBC News Brasil

BBC News, Brasil - Início

Apenas Sertanejo - Somente Web / Brasil | Radios.com.br

Carregando
Carregando player...

Ouça Apenas Sertanejo no seu celular ou tablet

Voltar para a página do player

quarta-feira, 30 de março de 2011

FURTOS,OUTRAS OCORRÊNCIAS, ASSALTOS.

FURTOS

Na tarde de terça-feira, 29, o aposentado Osvaldo Gomes Maciel, 61 anos, estacionou seu carro na Rua Campo do Brito, bairro São José por volta das 15h. Ao retornar uma hora depois, não encontrou mais seu automóvel. O veículo roubado é um Fiat Uno, 1993, placa GTJ 3932, cor preta.

A atendente Marcela Oliveira Silva registrou na tarde de terça-feira, 29, o furto de R$ 260 de sua bolsa. De acordo com a vítima, o roubo aconteceu em seu local de trabalho, uma lanchonete localizada em frente à Praça Tobias Barreto, bairro Centro.

Marcelo disse que o dinheiro estava dentro de sua bolsa, e que ao chegar para trabalhar na lanchonete a colocou no armário do local trancado a chave. Quando foi pegar a bolsa notou que o dinheiro havia sumido. Ela afirma que essa não foi a primeira vez que ocorreu esse tipo de furto dentro da lanchonete.

A professora Simone Silveira Vega estacionou seu carro Fiat Palio prata, ano 2010, placa IAI 2361/SE por volta das 18h na Rua de Estância próximo a uma faculdade particular e quando retornou as 22h10 para pegar o veículo percebeu que a porta do motorista estava com algum problema, ela nem conseguia abrir nem com a chave, nem com o alarme.

OUTRAS OCORRÊNCIAS A dona de casa Alexsandra Dias dos Santos, que reside na Rua General Osório, bairro Novo Paraíso prestou queixa contra uma adolescente. Ela relata que há quatro meses vem sendo agredida moralmente pela menina e que já conversou com a família da menor, mas as ofensas não param de acontecer.

O técnico de telecomunicação William Wong dos Santos prestou queixa contra um porteiro do seu prédio. O rapaz conta que no dia 27 de março comemorava seu aniversário no Condomínio Aquarela, localizado na Avenida Murilo Dantas, bairro Farolândia quando ouviu um barulho no banheiro do salão de festas.

O rapaz então chamou o porteiro do condomínio e foi olhar o que era, na porta do banheiro ouviu uma voz pedindo que abrissem a porta, era um amigo seu chamado Mateus que havia ficado preso. Não se sabe o motivo o porteiro ficou irritado e começou a discutir com os dois rapazes, começando uma briga. A vítima prestou queixa contra o porteiro na terça-feira, 29.

ASSALTOS

Eliana Gonzaga Leite andava pela Rua Barra dos Coqueiros, localizada no bairro Siqueira Campos quando foi abordada por dois homens que pediram que ela passasse o celular e o relógio. O crime aconteceu na terça-feira, por volta das 21h30.

Mais um ônibus foi assaltado na capital, esse tipo de crime vem acontecendo em todos os bairros de Aracaju. Dessa vez o assalto aconteceu no Conjunto Marcos Freire II, bairro Taiçoca de Dentro em Nossa Senhora do Socorro, no ônibus que faz a linha Fernando Collor/ Atalaia da empresa VCA.

Segundo o cobrador do ônibus, José Erício Santos Filho, três homens entraram no ônibus e por volta das 22h30 anunciaram o assalto. A vítima relata que os bandidos estavam armados e subtraíram R$ 70 da renda do transporte e mais alguns pertences dos passageiros.

Dois rapazes são presos por fazer racha na orla de Atalaia

Na noite de terça-feira, 29, na Delegacia Plantonista foi registrada a prisão de quatro homens. Augusto César de Freitas Moura e Marcos Antônio Teles estavam realizando um pega na praia de Atalaia. Por conta da alta velocidade em que os rapazes conduziam seus veículos um Ford Fox e um Honda Civic, eles tiveram que desviar de um ônibus e um dos carros acabou batendo em um motoqueiro, próximo ao Restaurante Dragão.

O condutor da moto Rafael Henrique Moreira caiu na pista. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – foi chamado para prestar os primeiros-socorros. Em seguida o rapaz foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe – Huse – com fratura exposta. Marcos e Augusto foram detidos na hora pela polícia.

Os outros dois presos foram: Manoel Beltrão Bittencourt Filho e Israel Santos Costa. Eles são acusados de cometer um furto em uma loja de material de construção, localizada na Avenida Tancredo Neves.

Homem que estuprou jovem em escola é preso

Trabalhador, pai e aparentemente tranqüilo. Essas são as impressões a primeira vista do servente Fabiano Cardoso Andrade, 26, acusado pela polícia de ter estuprado uma jovem de 18 anos na Escola Marco Maciel, localizada na zona norte de Aracaju, no último dia 2 de março, por volta das 18h30.

De acordo com a diretora do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), delegada Thais Santiago, a estudante foi abordada por Fabiano ainda na quadra da escola. Ele a ameaçou com uma faca e foi encaminhada para um terreno baldio, que fica no fundo da escola.

“Ela declarou que a todo o momento o autor ameaçava a estudante de morte caso ela gritasse ou chamasse atenção de alguém. Esta foi a primeira relação sexual da menina”, informa a delegada e acrescenta que as investigações mostraram que ele vinha observando a moça e premeditou a ação.

O agressor trabalha já há algum tempo com carteira assinada em uma empresa da construção civil, é casado e sua esposa deu a luz no último sábado, 26. “Ele parecia ter uma vida bem estruturada. Mas confessou logo que cometeu o crime. Fabiano foi frio e alegou estar sob o efeito de drogas”, relatou Thais.

Investigação

A diretora do DAGV ainda investiga mais outros dois casos similares que aconteceram no bairro Santos Dumont, local onde Fabiano trabalha.

Empresa diz que desativará quatro reatores de Fukushima

A companhia japonesa Tokyo Electric Power Co (Tepco), disse nesta quarta-feira (30) que irá sucatear quatro reatores da usina nuclear de Fukushima Daiichi, enquanto o país se esforça para controlar a crise nuclear duas semanas após o forte terremoto e tsunami que devastaram o Japão, informou a agência Kyodo.

A empresa também disse que os esforços para conter a crise vão levar tempo. Tsunehisa Katsumata, executivo da Tepco, afirmou que "várias semanas" será pouco tempo para estabilizar os reatores.

Em um sinal de que a dimensão da catástrofe é enorme, Katsumata admitiu em uma entrevista coletiva que o custo de compensação do desastre irá prejudicar financeiramente a empresa, que se esforçará para evitar a nacionalização.

Complexo de Fukushima Daiichi, visto em foto aérea do dia 24 de março (Foto: Reuters)Complexo de Fukushima Daiichi, visto em foto aérea do dia 24 de março

''Pedimos desculpas por provocar no público ansiedade, preocupação e problemas devido às explosões em prédios do reator e da liberação de materiais radioativos'', disse Katsumata no escritório da companhia em Tóquio.

''Nós não temos escolha a não ser sucatear os reatores 1 a 4, se olharmos para as suas condições objetivamente'', acrescentou Katsumata em um momento em que os trabalhadores continuam os esforços para impedir o superaquecimento e para restaurar os sistemas de refrigeração.

A empresa informou mais cedo que os reatores 5 e 6, as duas unidades restantes do complexo Daiichi, já estão em condição estável. Desde que perdeu sistemas de refrigeração para reatores após o terremoto e tsunami de 11 de março, a usina tem vazado material radioativo no ar e mar.

Mais cedo, a Tepco disse que seu presidente, Shimizu, de 66 anos, foi internado terça-feira por hipertensão e tonturas. Katsumata, que já assumiu o papel de Shimizu temporariamente na liderança dos esforços para solucionar a crise, disse que o presidente deve retornar em breve e continuar tomando a liderança na gestão da crise.

Shimizu apareceu poucas vezes em público desde uma conferência de imprensa em 13 de março, dois dias depois do desastre natural. Shimizu ficou debilitado a partir de 16 de março, segundo a empresa.

terça-feira, 29 de março de 2011

IML registra dez corpos nas últimas 24 horas

O Instituto Médico Legal – IML – recebeu 10 corpos na segunda-feira, 28. Foram quatro vítimas de acidentes de trânsito, um suicídio, um afogamento, uma queda, um homicídio por arma de fogo e uma suspeita de homicídio de gêmeas recém-nascidas.

Vítimas de acidente no trânsito: Adriano Oliveira Cruz, 32, Luiz Carlos S. Araújo, 26, morreu em decorrência de queda de moto e Manoela de Jesus Cerqueira, 15. Os três corpos foram encaminhados do Hospital de Urgência de Sergipe – Huse. No IML se encontra um corpo do sexo feminino ainda sem identificação. A vítima foi trazida da cidade de Malhador e aparenta ter 16 anos.

Já Erinaldo Luiz de Souza, 40, procedente do município de Poço Verde, morreu afogado. Vítima de enforcamento, Sandra Tavares de Rezende, 26, encaminhada da cidade de Nossa Senhora da Glória.

Floro Faustino de Jesus, 54, vítima de queda, encaminhado do Huse. Vítima de homicídio por arma de fogo, Luciano Alves da Silva, 26. O jovem foi trazida do Hospital de Laranjeiras.

Bebês

Funcionários do IML foram acionados na tarde de segunda-feira, 28, para recolher o corpo de duas gêmeas recém-nascidas, na cidade de Simão Dias, distante 105 quilômetros de Aracaju.

A informação é que, logo após o parto, a mãe das crianças identificada como Josefa Alexandra de Jesus, 28, teria colocado os corpos dentro de um saco plástico e em seguida escondido em um armário. O caso está sendo investigado pelo delegado do município, Fábio Pimentel.

Carreta colide com ônibus e deixa quatro vítimas fatais

Na manhã dessa terça-feira, 29, um acidente grave entre uma carreta e um ônibus que transportava trabalhadores rurais no Povoado de Pirunga, próximo ao município de Capela, acabou de vitimar quatro pessoas fatalmente. Os outros feridos estão sendo encaminhados para o hospital da localidade.

Um programa de rádio matinal noticiou que o motorista da carreta morreu carbonizado. A Polícia Rodoviária Federal acaba de interditar a BR-101 no local do acidente. Em breve, o Cinform Online trará mais informações.

Morre aos 79 anos José Alencar, ex-vice-presidente da República

Morreu às 14h41 nesta terça-feira (29), aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar, que lutava contra um câncer desde 1997. Segundo boletim médico, divulgado às 15h, o ex-vice faleceu em decorrência da doença e "de falência de múltiplos órgãos". Alencar havia sido internado em “condições críticas” na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, parte do intestino estava entupido em decorrência do câncer na região.

Os médicos, no dia seguinte à internação, afirmaram que Alencar não passava mais por tratamento e estava sendo sedado para não sofrer. Com voz embargada, o médico Raul Cutait disse que Alencar estava "em um momento muito difícil de sua vida". As idas e vindas do ex-vice ao Sírio eram constantes. Alencar teve alta hospitalar no último dia 15 de março, quando voltou para sua casa, em São Paulo. O ex-vice havia sido internado no dia 9 de fevereiro com peritonite, inflamação na membrana que reveste a cavidade abdominal. O problema foi causado por uma perfuração no intestino. Em dezembro do ano passado, o ex-vice-presidente deu entrada no Sírio-Libanês com uma grave hemorragia no intestino. O sangramento, causado por um tumor na região abdominal, foi posteriormente controlado pelos médicos por meio de um procedimento chamado embolização. O tratamento contra o câncer, doença que ele combatia há mais de uma década, foi retomado em janeiro, após ter sido suspenso devido a seu estado de saúde, considerado delicado. O ex-vice-presidente passou por diversas cirurgias e sessões de quimioterapia para combater tumores no rim, próstata e abdome, além de se submeter, sem sucesso, a um tratamento experimental fora do país. Devido à doença, Alencar optou por não concorrer a uma vaga no Senado na eleição de 2010. Ao anunciar a desistência, disse que não seria justo com os eleitores tentar uma nova candidatura. - Sempre disse que só aceitaria examinar uma candidatura se eu estivesse curado. Eu me sinto curado porque estou muito bem, mas continuo fazendo quimioterapia e não sei se seria honesto colocar o meu nome como candidato fazendo a quimioterapia. E eu não posso parar com a quimioterapia. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, muito próximos a Alencar, estão em Portugal nesta terça-feira (29). Homenagem No dia 25 de janeiro, Alencar recebeu o aval dos médicos para sair do hospital e participar de uma solenidade na sede da Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, ele recebeu da presidente Dilma Rousseff uma medalha comemorativa do aniversário da cidade. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também estava presente.

Ao ser condecorado, ele discursou em uma cadeira de rodas e lembrou a luta contra o câncer. - O período longo em que fiquei ativo me trouxe essa dificuldade de locomoção. Estou fazendo fisioterapia e estou melhorando [...] Não posso me queixar, mas tenho de fazer a minha parte. Estou lutando para não morrer e estamos vencendo com a força de Deus. E seja qual for o resultado, será uma vitória nossa.

Natural de Muriaé, na Zona da Mata mineira, José Alencar Gomes da Silva foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções. Ele completou 79 anos em 17 de outubro do ano passado. Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia. Polêmica No ano passado, o ex-vice-presidente se viu em meio a uma polêmica quando a Justiça de Minas determinou que ele reconhecesse a professora aposentada Rosemary de Morais como sua filha. O processo corria na Justiça desde 2000. Alencar, porém, recorreu e, em entrevista ao programa do Jô Soares, da TV Globo, disse que não iria “ceder a chantagens”. - Não há uma pessoa que tenha dito que essa mulher foi vista comigo algum dia. Então, como não há nenhum indício, as pessoas pegam por aquilo, ou fazem o DNA ou não fazem. [...] Então eu não vou me submeter a uma coisa dessa de forma nenhuma. Do contrário, todo mundo vai chegar e dizer você tem que fazer isso, fazer aquilo, com uma chantagem qualquer. E eu não estou habituado a ceder a chantagens.

Rebeldes tomam duas cidades na Costa do Marfim; civis morrem

ABIDJAN (Reuters) - Forças leais a Alassane Ouattara, que reivindica a presidência da Costa do Marfim, tomaram o controle de duas importantes cidades no cinturão do cacau no oeste do país, enquanto a ofensiva também cresce na região leste.

Na segunda-feira, forças leais ao rival de Ouattara e atual líder do país, Laurent Gbagbo, abriram fogo contra civis em Abidjan, matando cerca de 10 pessoas, segundo a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) em comunicado. O incidente mostra a crescente violência no conflito que surgiu no país da África Ocidental após as eleições.

Testemunhas e combatentes de ambos os lados do conflito disseram nesta terça-feira que os ex-rebeldes, que controlam o norte da Costa do Marfim desde a guerra civil de 2002-3, tomaram o controle da cidade de Daloa, antes dominada pelas tropas de Gbagbo, no oeste do país.

Eles também tomaram Duekoue, mais para o leste. As duas cidades são passagens em potencial para o principal porto de exportação de San Pedro, e a área que eles agora controlam produz cerca de 600 mil toneladas de cacau por ano, metade da produção total da Costa do Marfim.

Os combates estavam limitados a Abidjã e ao extremo oeste do país, mas as forças pró-Ouattara agora estão avançando no extremo leste, marchando para o sul, próximo à fronteira com Gana.

Uma nova onda de violência tomou conta do país depois das eleições presidencias em novembro passado. A ONU confirmou a vitória de Ouattara nos resultados, mas Gbagbo recusou-se a aceitar a derrota, reavivando uma guerra civil no país que a eleição pretendia encerrar.

Curitiba (PR) inaugura nesta terça-feira o maior ônibus biarticulado do mundo

Veículo tem 28 m de comprimento e capacidade para 250 passageiros

A prefeitura de Curitiba (PR) entrega nesta terça-feira (29), dia do aniversário de 318 anos da cidade, o Ligeirão Azul, o maior ônibus biarticulado do mundo, com 28 m de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o que representa um aumento de 45% na oferta de lugares - atualmente a oferta é de 170 lugares.

O sistema Ligeirão faz parte de um sistema de linhas diretas que transitam apenas em vias exclusivas e com um número menor de paradas do que o expresso tradicional da cidade (biarticulados vermelhos). Como não param em todos os tubos e têm prioridade nos semáforos, os ônibus Ligeirão reduzem o tempo de viagem.

O veículo também tem sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.

Além de transportar um número maior de passageiros, o Ligeirão azul vai operar só com biocombustível à base de soja, que reduz em 50% a emissão de poluentes, e dispõe de sensores que lhe garantem a prioridade nos semáforos.

Melhorias

A entrega das nove linhas Ligeirão, da cor azul, faz parte de um projeto de melhorias do transporte coletivo iniciado em 2010. Segundo a prefeitura, serão 24 biarticulados azuis, que vão substituir os articulados vermelhos das linhas Pinheirinho-Carlos Gomes (da linha Verde) e Ligeirão Boqueirão.

O Ligeirão Boqueirão, que completa um ano, reduziu em 15 minutos o tempo de viagem entre o bairro e o centro. Hoje, o trajeto de 20,5 km é feito em 20 minutos. O intervalo entre os ônibus, em horário de pico, é de cinco minutos. São cinco paradas, enquanto o expresso normal faz 19 paradas.

O biarticulado azul faz parte de um amplo projeto de renovação da frota curitibana, o que inclui os chamados Ligeirinhos, ônibus das linhas diretas que têm pontos mais distantes e não circulam em vias exclusivas. Como os Ligeirões, também os Ligeirinhos virão com novo design e novos acessórios de conforto e segurança para o usuário.

Até o fim do ano, Curitiba terá recebido 544 novos ônibus, o que representa mais de 28% da frota operante da Rede Integrada de Transporte. Nos últimos cinco anos, a renovação já foi feita em 1.120 ônibus.

Fortes explosões abalam a capital líbia Trípoli

TRÍPOLI (Reuters) - Uma série de fortes explosões abalaram Trípoli nesta terça-feira e a televisão estatal disse que vários alvos na capital líbia estavam sob ataques de 'agressores cruzados'.

Repórteres da Reuters ouviram ao menos três explosões no centro de Trípoli, aproximadamente às 12h40 (horário de Brasília).

A televisão estatal líbia informou que diversos 'alvos civis e militares' foram bombardeados por 'agressores coloniais e cruzados'.

Forças da coalizão estão lançando ataques aéreos diariamente sobre a Líbia desde 19 de março para garantir a zona de exclusão aérea aprovada pela ONU e proteger civis contra as forças do líder líbio, Muammar Gaddafi.

Ataques diurnos são incomuns em Trípoli. Ataques aéreos e de mísseis tendem a ser realizados após o anoitecer e às vezes são ouvidos durante a noite.

Moradores de Trípoli disseram que as últimas explosões ocorreram no leste da capital, mas a localização exata dos ataques não estava clara.

(Reportagem de Maria Golovnina e Joseph Nasr)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ação anticorrupção da PF no RJ quer prender policiais da BR-101 Sul

A Operação Pisca-Alerta, da Polícia Fedral, deflagrada na manhã desta sexta-feira (25), nos municípios do Rio, Itaguaí e Angra dos Reis, pretende prender 10 policiais rodoviários federais responsáveis pela fiscalização na BR-101 Sul (Rio-Santos), acusados de corrupção. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Vara Federal de Angra dos Reis, onde começaram as investigações, expediu 10 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. De acordo com a PF, um mandado de prisão foi cumprido no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Angra dos Reis. A operação mobilizou 120 policiais. Os presos serão levados para a sede da Superintendência da PF no Rio, na Praça Mauá, no Centro. Em nota, a PRF afirmou que os fatos investigados aconteceram entre 2009 e 2010 e que a operação visa afastar maus policiais. Operação Guilhotina No dia 11 de fevereiro, a PF deflagrou uma megaoperação, chamada de Operação Guilhotina, para prender suspeitos de envolvimento com milícia, tráfico de drogas e armas e exploração de máquinas de caça-níqueis. Na época, foram presas 38 policiais civis e militares suspeitos de diversos crimes. Entre eles o ex-subchefe operacional da Polícia Civil, delegado Carlos Oliveira. A prisão do delegado acabou provocando a saída do então chefe de Polícia Civil Allan Turnowski. Links Patrocina

China interna japoneses contaminados por radiação

Dois cidadãos japoneses foram hospitalizados brevemente na China depois de as autoridades locais terem detectado altos níveis de radiação no momento de sua chegada ao país, informou nesta sexta-feira (25) o Consulado do Japão em Xangai. De acordo com a representação diplomática, os dois japoneses receberam alta e, neste momento, o paradeiro deles é desconhecido. As autoridades chinesas assinalaram que os estrangeiros entraram no país por meio da cidade de Wuxi, na Província de Jiangsu. A Administração Estatal de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ, na sigla em inglês) informou em seu site que os níveis de radiação dos dois japoneses "superavam gravemente os níveis normais". Por isso, a agência acionou as autoridades sanitárias e ambientais, e os dois cidadãos japoneses foram internados no Segundo Hospital Filiado de Suzhou para diagnóstico e tratamento. Apesar das medições acima do normal, os especialistas consideraram, segundo a AQSIQ, que o nível de radiação dos dois japoneses "não representa um perigo para os demais". O consulado só pôde confirmar que dois cidadãos japoneses foram hospitalizados na última quarta-feira (23) na cidade de Suzhou, capital da Província de Zhejiang, cerca de 80 km ao norte de Xangai, e que receberam alta no mesmo dia. A representação diplomática japonesa informou que desconhece a origem dos viajantes, seu ponto de entrada na China e o propósito de sua estadia no país. O consulado também não confirmou se os dois cidadãos do país procediam de alguma região próxima à zona afetada pelo acidente nuclear da usina Fukushima. Este é o primeiro caso de japoneses barrados na China com níveis alarmantes de radiação desde o terremoto e tsunami de 11 de março, que afetaram gravemente a usina nuclear de Fukushima. Na manhã desta sexta-feira, uma embarcação japonesa da companhia Mitsui OSK Lines também ficou retida no porto de Xiamen, na Província de Fujian, por níveis anormais de radiação em seu casco. Radiação chega a verduras de Tóquio O governo japonês detectou césio radioativo superior ao limite permitido em um tipo de espinafre cultivado em um distrito de Tóquio, informou nesta sexta-feira a rede de televisão NHK. Confira também * Radiação chega a verduras de Tóquio * Crie seu e-mail @r7. É fácil, rápido e grátis * Quer ler mais notícias? Clique aqui A verdura komatsuna, uma variedade de espinafre, apresentou concentração de césio radioativo de 890 becquerel por quilo, enquanto o limite legal é de 500. A verdura foi cultivada em um centro de pesquisa do distrito de Edogawa, em Tóquio, e não seria comercializada, segundo a NHK. Esta é a primeira vez que radiação é detectada em verduras cultivadas em Tóquio, onde nesta semana foi registrada concentração de iodo na água corrente superior ao limite permitido para os bebês. O governo metropolitano emitiu o alerta para que o líquido não fosse ingerido por crianças com menos de um ano, embora a medida já tenha sido cancelada. O iodo radioativo não existe na natureza. As autoridades acreditam que ele tenha sido transportado pelo vento desde a usina nuclear de Fukushima, onde operários e militares tentam controlar o vazamento de radiação desde o terremoto do dia 11. As autoridades japonesas insistem que os níveis de material radioativo detectados na água de Tóquio e de outras localidades não representa risco imediato para a população e que não há perigo para os adultos que a beberem. Dois cidadãos japoneses foram hospitalizados brevemente na China depois de as autoridades locais terem detectado altos níveis de radiação no momento de sua chegada ao país, informou nesta sexta-feira (25) o Consulado do Japão em Xangai. De acordo com a representação diplomática, os dois japoneses receberam alta e, neste momento, o paradeiro deles é desconhecido. As autoridades chinesas assinalaram que os estrangeiros entraram no país por meio da cidade de Wuxi, na Província de Jiangsu. A Administração Estatal de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ, na sigla em inglês) informou em seu site que os níveis de radiação dos dois japoneses "superavam gravemente os níveis normais". Por isso, a agência acionou as autoridades sanitárias e ambientais, e os dois cidadãos japoneses foram internados no Segundo Hospital Filiado de Suzhou para diagnóstico e tratamento. Apesar das medições acima do normal, os especialistas consideraram, segundo a AQSIQ, que o nível de radiação dos dois japoneses "não representa um perigo para os demais". O consulado só pôde confirmar que dois cidadãos japoneses foram hospitalizados na última quarta-feira (23) na cidade de Suzhou, capital da Província de Zhejiang, cerca de 80 km ao norte de Xangai, e que receberam alta no mesmo dia. A representação diplomática japonesa informou que desconhece a origem dos viajantes, seu ponto de entrada na China e o propósito de sua estadia no país. O consulado também não confirmou se os dois cidadãos do país procediam de alguma região próxima à zona afetada pelo acidente nuclear da usina Fukushima. Este é o primeiro caso de japoneses barrados na China com níveis alarmantes de radiação desde o terremoto e tsunami de 11 de março, que afetaram gravemente a usina nuclear de Fukushima. Na manhã desta sexta-feira, uma embarcação japonesa da companhia Mitsui OSK Lines também ficou retida no porto de Xiamen, na Província de Fujian, por níveis anormais de radiação em seu casco. Radiação chega a verduras de Tóquio O governo japonês detectou césio radioativo superior ao limite permitido em um tipo de espinafre cultivado em um distrito de Tóquio, informou nesta sexta-feira a rede de televisão NHK. Confira também * Radiação chega a verduras de Tóquio * Crie seu e-mail @r7. É fácil, rápido e grátis * Quer ler mais notícias? Clique aqui A verdura komatsuna, uma variedade de espinafre, apresentou concentração de césio radioativo de 890 becquerel por quilo, enquanto o limite legal é de 500. A verdura foi cultivada em um centro de pesquisa do distrito de Edogawa, em Tóquio, e não seria comercializada, segundo a NHK. Esta é a primeira vez que radiação é detectada em verduras cultivadas em Tóquio, onde nesta semana foi registrada concentração de iodo na água corrente superior ao limite permitido para os bebês. O governo metropolitano emitiu o alerta para que o líquido não fosse ingerido por crianças com menos de um ano, embora a medida já tenha sido cancelada. O iodo radioativo não existe na natureza. As autoridades acreditam que ele tenha sido transportado pelo vento desde a usina nuclear de Fukushima, onde operários e militares tentam controlar o vazamento de radiação desde o terremoto do dia 11. As autoridades japonesas insistem que os níveis de material radioativo detectados na água de Tóquio e de outras localidades não representa risco imediato para a população e que não há perigo para os adultos que a beberem.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Expulsos pela radiação, moradores de Futaba lotam estádio à espera de retorno

Expulsos pela radiação, moradores de Futaba lotam estádio à espera de retorno Saitama (Japão), 23 mar (EFE).- Os moradores da vila japonesa de Futaba, que até pouco tempo atrás era uma pacata localidade próxima ao complexo nuclear de Fukushima, vivem hoje abrigados em um estádio devido ao perigo da radioatividade que escapou da usina após o terremoto do dia 11, obrigando-os a deixar suas casas por tempo indeterminado. "Um dia depois do terremoto, os alto-falantes começaram a soar. Eram 7h da manhã e nos mandavam evacuar a vila. Recolhemos somente o mais importante pensando que seriam dois ou três dias", relata à Agência Efe Hiromi Kikuchi, um dos 2.136 refugiados que ocupam o estádio Saitama Super Arena, na província de Saitama, próximo a Tóquio. Passados 11 dias desde que soaram os alarmes nucleares, Kikuchi está cada vez mais incerto sobre quando poderá voltar para casa, localizada a pouco mais de 2 quilômetros da usina nuclear que despertou temores pelo mundo. "De qualquer forma, quando voltar não poderei fazer nada. Eu cultivava arroz e verduras e já não poderei vendê-los", diz com resignação este agricultor de 50 anos, cujas terras provavelmente serão relegadas ao nada por causa da tragédia nuclear de Fukushima, decorrente do terremoto do último dia 11. Após a primeira explosão na usina, no último dia 12, a radiação em Futaba disparou acima do limite considerado seguro e, embora depois tenha diminuído, a vila foi transformada em uma esvaziada cidade-fantasma, como a Agência Efe comprovou na semana passada. Por enquanto reina o silêncio, a ordem e a resignação no estádio Saitama Arena, onde cerca de mil de voluntários empilham caixas com alimentos, roupas e cobertores, prestam assistência aos idosos e crianças, distribuem jornais e organizam turnos para o banho. Um idoso segura uma caixa de papelão nos braços e leva às mesas onde se distribui comida, recolhe bananas, um bolo, duas garrafas d'água e se afasta silenciosamente, em tom de reverência aos voluntários. Os mais velhos preferem não falar com os jornalistas, enquanto as mães se dedicam a cuidar das crianças que correm ou jogam pelo corredor dos vestuários, reconvertido em uma espécie de praça do povo. Enquanto isso, famílias dormem em cobertores sobre o chão, com paredes improvisadas de papelão que buscam dar um mínimo de intimidade, e alguns utensílios espalhados pelo chão. Em um canto, várias crianças usam um dos seis computadores com acesso à internet colocados ao lado de uma mesa com uma fila de telefones e um mural de anúncios onde se penduram recados de familiares ou conhecidos. "Chegaram muito cansados, agora estão melhor. Mas o espaço que eles têm aqui é muito reduzido, serve apenas para dormir", diz à Agência Efe Minoru Tanaka, encarregado de Assuntos Sociais da província de Saitama. Nem todos os que estão no moderno estádio de Saitama vêm de Futaba. Outros procedem de localidades situadas um pouco além do perímetro de segurança em torno da usina de Fukushima, como a cidade de Iwaki. "Fomos embora porque não tínhamos gás, gasolina ou comida. No início hesitamos, mas depois vimos que restava cada vez menos gente e decidimos partir", explica à Efe Yasuhiro Moue, dono de uma empresa de construção que fugiu de Iwaki com os pais, a esposa e a filha adolescente. Moue, de 38 anos, acha que sua cidade está com os dias contados. "As áreas do norte devastadas pelo terremoto serão reconstruídas, mas na nossa ninguém quer entrar por causa da radioatividade", explica. Os desalojados devem permanecer no estádio Arena até o próximo dia 31, quando serão transferidos por tempo indeterminado às instalações de um colégio vazio no norte da província de Saitama. Embora a radiação tenha transformado a população de Futaba em um povo nômade, a vila teve mais sorte que outras localidades como Minamisanriku, totalmente devastada pelo grande tsunami que atingiu o nordeste do Japão após o terremoto no dia 11, responsável por mais de 9,4 mil mortos e 14,6 mil desaparecidos já contabilizados. Além disso, dezenas de milhares de desalojados seguem vivendo em condições precárias em áreas remotas do nordeste do Japão, sem eletricidade e com temperaturas que chegam a ser abaixo de zero.

Não é mais permitido que funcionários de supermercados trabalhem aos domingos

Funcionários de supermercados que atuam nas cidades de São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro não poderão mais trabalhar aos domingos, feriados religiosos e civis. A decisão é da Oitiva Turma Superior do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho – TST - que negou provimento a recurso de uma rede de supermercados de Sergipe. A decisão foi baseada no artigo 6º-A da Lei nº 10.101/2000, que permite o trabalho das atividades do comércio nos feriados, desde que aprovado em acordo coletivo de trabalho e observado a legislação municipal. Conforme o acórdão regional, apesar do Supremo Tribunal de Justiça – STF- ter concordado com a abertura do comércio nos feriados, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT -, com base no artigo 70, não aprova o trabalho nestes dias, somente com a "prévia permissão da autoridade competente em matéria de trabalho e nos termos da lei". Insatisfeita, a rede de supermercados recorreu ao TST, alegando que o caso deveria ser avaliado de acordo com a Lei nº 605/49 e o Decreto 27.948/40, que permite a abertura do comércio varejista de gêneros alimentícios nos feriados. Apesar de a população procurar os serviços nesses dias, a relatora, ministra Dora Maria da Costa, opina que "uma lei datada de dezembro de 2007 seja solenemente relegada". O ministro Carlos Alberto Reis de Paula foi a favor da relatora, mas para ele o assunto é rigorosamente de respeito à Constituição. O ministro ressaltou ainda a impossibilidade de aplicação de uma Lei de 1949 para o caso, visto que, a situação da sociedade, na época era diferente. Carlos Alberto disse que a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 5º, determina que o repouso semanal deva acontecer aos domingos. Para sanar a polêmica, o ministro acredita que a justiça deve se adequar às modificações da população, da mesma maneira como fez o legislador ao editar as Leis 10.101/2000 e 11.603/2007, quando modificou a Lei anterior.

Hong Kong barra lista de alimentos e leite importados do Japão

Proibição inclui leite, frutas, legumes, carnes, aves, ovos e pescados. Temor de contaminação também levou EUA a barrar importação de itens. "A proibição é sobre os produtos alimentares de cinco províncias produzidas ou colhidas em e depois de 11 de março. Ela inclui leite, bebidas, leite em pó, frutas, legumes, caça, carnes, aves, ovos e pescados", disse uma porta-voz do Centro de Segurança Alimentar. As cinco províncias são Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma e Chiba, disse a porta-voz. saiba mais Anvisa informa que não proibirá importação de alimentos japonesesLeia mais notícias sobre o tsunami no Japão Fukushima abriga as usinas nucleares que foram afetadas usinas pelo terremoto e tsunami de 11 de março. EUA Na terça, os Estados Unidos anunciaram a proibição da importação direta de certos alimentos produzidos no Japão em razão da crescente contaminação radioativa após o acidente nuclear no complexo de Fukushima. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), que regula todas as importações de alimentos, proibiu a entrada nos EUA de leite e derivados, verduras e frutas frescas das prefeituras japonesas de Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma, que serão submetidos a testes de contaminação radioativa. Substâncias radioativas acima do limite legal foram encontradas por autoridades sanitárias em 11 tipos de vegetais da província de Fukushima, incluindo brócolis e repolho, informou o Ministério da Saúde japonês. Água Segundo o Ministério de Educação e Ciência japonês, a radiação medida na água de uma estação de tratamento de Tóquio supera o limite de saúde para crianças e pode afetar um bebê. As autoridades de saúde estão alertando a população para que evite dar água diretamente da torneira para crianças e bebês com menos de 1 ano. A estação de tratamento de Kanamachi abastece Tóquio e outras cinco cidades periféricas. No complexo foi registrado níveis de iodo radioativo superiores ao limite aconselhável: 210 becquerel por quilo, acima do limite de 100 becquerel por quilo considerado seguro para crianças. Segundo o Ministério de Educação e Ciência japonês, o limite de iodo na água corrente, no caso dos adultos, é de 300 becquerel por quilo.

Kuwait e Jordânia darão apoio logístico no ataque à Líbia

Rebeldes comemoram conquista de tanque das tropas de Kadhafi na Líbia "Receberemos contribuições logísticas de países como Kuwait e também Jordânia. Espero que haja mais apoios em breve", declarou Cameron sua sessão de perguntas semanais no parlamento. saiba mais Otan diz estar pronta para integrar zona de exclusão aérea na LíbiaObama diz que permanência de Kadhafi é um risco para líbiosAlemanha retira navios para não participar de ação da Otan na LíbiaForça Aérea da Líbia está destruída, diz militar britânicoSaiba tudo sobre a revolta no mundo árabe Cameron confirmou, por outra parte, que o Qatar já contribuiu com aviões Mirage e outras aeronaves de apoio. Ao todo, segundo informações de agências internacionais, a coalização trabalha com 150 aeronaves de 11 países. Na terça-feira, a França e os Estados Unidos anunciaram ter chegado a um acordo em como utilizar a estrutura de comando da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em apoio às forças de coalizão na Líbia, informou, em um comunicado, a assessoria do presidente francês, Nicolas Sarkozy. "Os dois presidentes chegaram a um acordo sobre a como as estruturas de comando da Otan irmão apoiar a coalizão", diz o comunicado, sem mais detalhes adicionais. A informação também foi confirmada pelo porta-voz da Casa Branca, Ben Rhodes, segundo o qual o presidente Barack Obama, a bordo do Air Force One na sua viagem pela América Latina, conversou por telefone com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e com o presidente francês Nicolas Sarkozy. Segundo Rodhes, os três chegaram a um acordo para que a Otan exerça papel de importância no comando da operação militar na Líbia. "Analisaram também os progressos alcançados para deter o avanço das forças" do líder líbio Muammar Kadhafi sobre Benghazi, explicou Rhodes. Participação da Otan A Otan já havia anunciado estar pronta para contribuir com a zona de exclusão aérea determinada por uma resolução da ONU sobre o território da Líbia e também atuar na imposição do embargo de armas, segundo o secretário-geral da aliança atlântica, Anders Fogh Rasmussen. "A Otan finalizou seus planos militares para ajudar a impor a zona de exclusão aérea", uma missão que agora estão nas mãos de uma coalizão liderada por Estados Unidos, França e Reino Unido, segundo informou Rasmussen em comunicado. A Otan é uma aliança política e militar formada por 28 países-membros que buscam garantir a paz e a segurança regional. Foi criada em 1949, durante o contexto da Guerra Fria, em contraposição ao Pacto de Varsóvia, que reunia países socialistas do leste europeu e a União Soviética.

sábado, 19 de março de 2011

Japão detecta excesso de radiação em leite e espinafre

Iodo radioativo surgiu nos alimentos coletados em Fukushima e Ibaraki. Água de Tóquio também foi contaminada, mas em nível não nocivo à saúde. Amostras de leite e espinafre das cidades de Fukushima - palco do acidente nuclear na usina de Daiichi por conta do terremoto de magnitude 9 - e Ibaraki, no Japão, apresentaram excesso de radiação, afirmaram autoridades japonesas neste sábado (19). O governo também afirmou que as águas correntes de Tóquiio e de cinco províncias do país também apresentam pequenas amostras de iodo radioativo e césio, porém sem risco à saúde humana. O porta-voz do governo Yukio Edano afirmou que a radiação estava acima dos padrões regulamentados no país. Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA), o Ministério da Saúde do Japão ordenou a suspensão de todas as vendas de produtos alimentícios vindos de Fukushima. A AEIA também confirmou a contaminação por iodo radioativo. Segundo a agência da ONU, amostras de comida nos arredores de Fukushima - local da usina nuclear de Daichii, cuja instalações foram afetadas pelo terremoto de magnitude 9 no Pacífico - foram analisadas entre 16 e 18 de março. Fazendeiro confere plantação não contaminada de alho-poró em Yamamoto (Foto: Kyodo News / AP Photo)Apesar da meia-vida do elemento presente nos alimentos ser de apenas 8 dias, as autoridades japonesas afirmam que há risco aos consumidores no curto prazo. Edano disse que o governo foi informado na sexta-feira (18) que altos níveis de radiação foram detectados em leites de vacas em uma fazenda na cidade de Fukushima, segundo informou a rede de televisão “NHK”. O porta-voz ainda divulgou que o governo recebeu a informação de que seis amostras de espinafre testadas em um instituto de pesquisa na cidade de Ibaraki continham níveis mais altos de radiação do que o padrão oficial. Segundo a “NHK”, o ministro da Saúde do Japão pediu que Ibaraki identifique onde essas amostras de espinafre foram retiradas e qual é sua rota de distribuição.

Protesto contra visita de Obama tem 12 presos e menor apreendido no Rio

Eles vão ser indiciados por incêndio e lesão corporal, segundo a polícia. O menor foi levado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. O protesto contra a visita do presidente norte-americano, Barack Obama, no Centro do Rio, na sexta-feira (18), terminou com 12 pessoas presas e um menor apreendido. Eles vão ser indiciados por incêndio e lesão corporal. As informações são da assessoria da Polícia Civil.

Segundo a Polícia, os homens foram levados para presídio em Água Santa, no subúrbio e as mulheres para presídio em Bangu, na Zona Oeste do Rio, na manhã deste sábado (19). O menor foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Polícia apresentou material apreendido durante protesto contra Obama (Foto: Tássia Thum/G1)A Polícia Civil informou, na noite de sexta-feira (18), que pediu as imagens do circuito interno de segurança do consulado americano, no Centro. Segundo a polícia, os agentes pretendem identificar o suspeito de ter lançado um coquetel molotov, que acabou ferindo um vigilante durante manifestação mais cedo em frente ao prédio. O presidente norte-americano, Barack Obama chegou ao Brasil. na manhã deste sábado. Ele passa o dia em Brasília e depois segue para o Rio, onde fica até segunda (21). A Polícia Militar foi acionada para reprimir a manifestação. Segundo o relações públicas da PM, coronel Lima Castro, a intervenção foi necessária porque os manifestantes jogaram o artefato incendiário no consulado. A assessoria de imprensa do PSTU, partido organizador do protesto, informou que nada foi jogado. Ferido, vigilante recebeu atendimento e depois prestou depoimento (Foto: Tássia Thum / G1)Um vigilante ferido recebeu atendimento e prestou depoimento. Ele deixou a delegacia por volta das 22h, e não quis falar com a imprensa. Agentes do Esquadrão Antibombas e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) fizeram uma perícia no entorno do consulado americano. Segundo o coronel Lima Castro, os manifestantes estavam bastante “exaltados”. Policiais do Batalhão de Choque e do 13º BPM (Tiradentes) reagiram para "conter os ânimos dos manifestantes”, disse o coronel. Segundo a PM, a situação no consulado já está sob controle. Polícia reprime manisfestantes em protesto contra Obama no Rio (Foto: Antonio Scorza/AFP)Manifestante nega uso de coquetel molotov Márcia Lopes, da direção do PSTU no Rio de Janeiro, negou que os manifestantes tenham jogado um coquetel molotov contra o consulado. “A polícia reagiu com violência contra um protesto pacífico”, disse ela ao G1. Polícia apreendeu artefato perto do consulado americano (Foto: Tássia Thum/G1)Ela afirmou, no entanto, que houve fogo durante a manifestação. “Teve fogo vindo da polícia. Se isso [o coquetel molotov] aconteceu foi coisa de infiltrado. Não era a orientação do partido”, disse ela. Márcia também disse que a “polícia acompanhou a manifestação o tempo todo”. Após a confusão, segundo ela, cerca de 150 pessoas foram colocadas sentadas na Candelária para serem revistadas. A militante afirmou que “um grupo imenso” de pessoas foi detido. Entre elas estariam membros da direção estadual e da juventude do PSTU. “Nossa intenção era protestar contra o Obama, contra a presença de tropas brasileiras no Haiti e contra esse ataque que está para acontecer na Líbia”, disse ela. "Por tradição, fazemos manifestação e não concordamos com qualquer tipo de violência. Não queremos desmoralizar nossos atos", afirmou o assessor do partido, Rodrigo Noel.

Dilma recebe Barack Obama no Palácio do Planalto

Ele chegou com atraso de quase meia-hora em relação à programação. Os dois presidentes visitaram exposição de artistas brasileiras no palácio. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entre a mulher, Michelle, e a presidente Dilma Rousseff, na entrada do Palácio do Planalto (Foto: Globo News/Reprodução)Com atraso de quase meia-hora em relação à programação oficial, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou às 10h27 deste sábado ao Palácio do Planalto para o encontro oficial com a presidente Dilma Rousseff. Obama chegou desacompanhado, recebeu as honras militares e subiu a rampa do palácio ao encontro de Dilma, a quem cumprimentou. A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, entrou por um acesso secundário do Planalto. Ao lado de Dilma, com a mão no peito, Obama ouviu o hino nacional dos EUA e assistiu ao hasteamento da bandeira do país. Dilma trajava vestido vermelho e tinha ao lado esquerdo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Após o hino norte-americano, eles ouviram o Hino Nacional Brasileiro, ao mesmo tempo em que era hasteada a bandeira do Brasil. Foram dados 38 tiros de canhão. A execução dos dois hinos terminou às 10h34. Juntos, Dilma e Obama entraram no palácio e posaram para fotos. No interior do palácio, estavam ministros brasileiros e assessores norte-americanos. Em seguida, Dilma conduziu o colega norte-americano em uma visita à exposição de artistas brasileiras que será aberta para o público na próxima semana. Na exposição, está o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, cedido para a exposição pelo proprietário argentino.

Revolta Árabe

Avião militar é abatido em Benghazi após confrontos com rebeldes Diversas explosões foram ouvidas na cidade reduto dos rebeldes líbios. Governo nega que esteja realizando operação militar na região. Após bombardeios, avião é abatido em Benghazi, reduto dos rebeldes líbios. (Foto: Anja Niedringhaus / AP)Um avião de combate das Forças Armadas do governo da Líbia foi abatido neste sábado (19) pelos rebeldes líbios sobre a cidade de Benghazi, segundo informações das agências de notícias internacionais. Diversas explosões e trocas de tiros foram ouvidas durante este sábado na região. Forças leais ao ditador líbio Muammar Kadhafi bombardearam intensamente diversas regiões de Benghazi, o principal reduto oposicionista, de acordo com a TV AL Jazeera. Segundo um porta-voz do governo, as forças militares da Líbia não estão envolvidas em nenhuma ação militar no local. Enorme bola de fogo e fumaça surge após queda do avião em Benghazi. (Foto: Anja Niedringhaus / AP)Cessar-fogo O governo da Líbia decidiu suspender todas as operações militares no país, um dia depois de o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ter aprovado a criação de uma zona de exclusão aérea no país. O anúncio foi feito pelo ministro de Relações Exteriores, Mussa Kussa. Segundo ele, o objetivo é proteger civis. "Decidimos por um cessar-fogo imediato e pela paralisação imediata de todas as operações militares", disse. Cessar-fogo foi desobedecido, diz ONU A enviada dos EUA à ONU, Susan Rice, disse nesta sexta-feira (18) que o governo da Líbia está violando o cessar-fogo imposto pelas Nações Unidas ao país na véspera. Em entrevista à CNN, s diplomata afirmou que o ditador Muammar Kadhafi, que enfrenta há mais de um mês uma forte rebelião contra seu governo, vai encarar consequências, inclusive ações militares, se ignorar o apelo internacional pelo cessar-fogo. Pouco antes, o vice-chanceler líbio, Khaled Kaim, disse que a presença de forças leais a Kadhafi próximo a Benghazi não viola a trégua. Ele negou relatos de que os bombardeios a posições rebeldes teriam continuado apesar da trégua e afirmou que o governo não tem planos de atacar a fortaleza dos rebeldes, no leste do país. "Consideramos a presença do Exército importante para a segurança dos cidadãos", disse. "Isso não viola o cessar-fogo. As forças armadas estão fora de Benghazi e não têm intenção de entrar na cidade." A TV Al Jazeera relatou à noite que tropas leais ao ditador estavam avançando rapidamente rumo a Benghazi, combatendo rebeldes a cerca de 50 km da cidade. A France Presse relatou que já há disparos na cidade. Ultimato ao ditador França, Reino Unido, EUA e os países árabes deram nesta sexta um ultimato a Kadhafi, um dia após a ONU ter dado sinal verde a uma ação militar contra o país do norte da África. saiba mais Leia mais notícias sobre a Revolta ÁrabeEm documento, os países pediram que Kadhafi paralise imediatamente sua campanha militar em Benghazi. Caso contrário, os países iriam intervir. Eles também pediram que o governo líbio retire suas tropas de três cidades: Misrata, Zawiyah e Ajdabiya. O documento, divulgado pela Presidência da França, também pede que as autoridades líbias religuem os serviços de fornecimento de gás, eletricidade e água nas cidades onde eles foram cortados. Rebelde líbio faz sinal de vitória ao chegar à fronteira de Benghazi (Foto: AP)De acordo com o documento, nenhuma dessas condições é negociável. O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que Kadhafi foi amplamente avisado das consequências de seus atos antes que as potências optassem pela ação militar. O Pentágono também informou que vai posicionar mais navios no Mar Mediterrâneo, próximo à costa da Líbia, para apoiar eventuais ações militares. Rebelde tenta avistar aviões próximo à cidade líbia de Benghazi nesta sexta-feira (18) (Foto: AP)Uma coalizão de nações ocidentais e o Qatar preparavam-se nesta sexta para começar a atacar por ar as forças leais a Kadhafi. O chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé, afirmou que "tudo está pronto" para uma ação militar na Líbia, apesar de uma cúpula entre União Europeia, União Africana e Liga Árabe, prevista para este sábado em Paris, que permitirá analisar o cessar-fogo recém-anunciado por Trípoli. "Estamos prontos, mas a reunião de amanhã, da qual participarão muitos países europeus, os americanos, os países árabes e os africanos, será a ocasião de analisar as declarações que acabam de ser feitas pelo regime de Kadhafi sobre o cessar-fogo, e tirar conclusões", explicou Juppé. Franceses, britânicos e americanos, apoiados por Qatar, seriam os protagonistas destas primeiras ações aéreas. A base italiana de Sigonella, na Sicília (sul), poderá ser utilizada por Londres e Washington, enquanto a França dispõe de sua própria base em Solenzara, Córsega. Outros países membros da Otan - Canadá, Noruega, Dinamarca, Bélgica -, anunciaram sua intenção de se unir à coalizão, aportando aviões de transporte, caça-bombardeiros F-16 e F-18, entre outros meios, para participar dos ataques ou apoiar uma operação humanitária. Seis aviões CF-18 canadenses previam dirigir-se nesta sexta à região para contribuir para implementar uma zona de exclusão aérea no espaço líbio, que tem por objetivo impedir a aviação de Kadhafi de voar e bombardear os rebeldes. Outros países, como Dinamarca e Noruega, devem ainda obter o aval de seus respectivos parlamentos ou formalizar sua decisão para se somar à coalizão. Apesar de todas essas nações pertencerem à Otan, a Aliança, dividida há semanas sobre a conveniência de lançar uma intervenção militar na Líbia, limitou-se na sexta-feira a "acelerar os planos" para uma eventual participação, segundo um responsável da organização atlântica. A Alemanha, que rejeita apoiar qualquer operação militar na Líbia, absteve-se na quinta-feira no voto sobre a resolução do Conselho de Segurança da ONU que permitiu o recurso à força contra Kadhafi e foi apresentada por Paris e Londres. A chanceler Angela Merkel disse que buscava uma forma de não bloquear uma participação da Aliança, sem que seu país tivesse de intervir, estudando retirar em especial o pessoal alemão no comando dos aviões-radares Awacs da Otan mobilizados no Mediterrâneo. Mas apesar de Berlim ter aberto o caminho, ainda restará Turquia, membro da Otan hostil com população majoritariamente muçulmana, que é hostil a uma intervenção militar no sul do Mediterrâneo. Quanto à França, pouco favorável a uma ampliação da zona de intervenção da organização militar na África do Norte, privilegia uma coalizão de países voluntários da qual participem nações árabes, como Qatar, que confirmou sua participação, ou os Emirados Árabes Unidos. Uma vez descartado que a Aliança assumirá "a direção" das operações na Líbia, as opções sobre a mesa são uma participação na zona de exclusão aérea, na vigilância sobre o embargo de armas imposto pela ONU ao regime de Kadhafi ou uma missão de caráter humanitário, segundo fontes diplomáticas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Petrobras fecha escritório em Tóquio por conta de racionamento de energia

Petrobras vai transferir atividades financeiras para Ilha de Okinawa. A Petrobras fechou temporariamente o escritório de operações financeiras da companhia em Tóquio por causa do racionamento de energia na cidade. Ainda não há previsão de quando o escritório vai reabrir. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (16) pela assessoria de imprensa da companhia. Na última sexta-feira (11), o escritório havia sido esvaziado por medidas de precaução e segurança, por conta da tragédia. De acordo com a assessoria, por questões de segurança e para dar continuidade às operações, a Petrobras vai transferir algumas das atividades financeiras do escritório em Tóquio para a Ilha de Okinawa, que fica a cerca de 1,6 mil quilômetros da capital japonesa. Em Okinawa, a maior ilha do arquipélago Riukyu, no extremo sul do Japão, está localizada a refinaria Nansei Sekiyu, que está operando normalmente. Os efeitos do terremoto que atingiu o nordeste do país asiático não afetaram a operação da refinaria, que produz petróleo leve e derivados de alta qualidade, segundo informou a companhia. A Petrobras conta com cerca de 20 empregados brasileiros no Japão, que estão em Okinawa. Nenhum funcionário ficou ferido por causa do terremoto, nem na refinaria, nem no escritório. A assessoria apura quantos funcionários trabalham no escritório em Tóquio.

Técnicos voltam ao trabalho em usina japonesa após radiação baixar

Terremoto e tsunami provocaram uma emergência nuclear no país. Do G1, com agências internacionais imprimir Os 50 funcionários japoneses que haviam sido temporariamente retirados de seu trabalho de tentar estabilizar o reator 3 da usina nuclear de Fukushima voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (16), após os níveis de radiação terem baixado. "As autoridades retiraram os funcionários para uma zona segura, de maneira temporária", disse o porta-voz do governo, Yukio Edano. Os técnicos jogavam água do mar nos reatores para tentar estabilizá-los e evitar um superaquecimento. Funcionários tentavam limpar os escombros para construir uma estrada para que os caminhões dos bombeiros pudessem chegar ao reator nº 4 do complexo de Daiichi, em Fukushima, 240 km ao norte de Tóquio. Chamas já não eram visíveis no prédio do reator, mas imagens da TV mostraram aumento de fumaça ou vapor. Nesta quarta, uma fumaça branca saindo da usina pôde ser vista por alguns instantes. O fato intensificou os temores de acidente radioativo, já que poucas horas antes foi confirmado um novo incêndio no reator 4. Reatores danificados As barras de combustível nuclear dos reatores 1 e 2 da usina nuclear japonesa de Fukushuma Daiichi foram parcialmente danificadas, disse nesta quarta a Tokyo Electric Power Co. (Tepco), que opera a planta. O dano no reator 1 foi de 70%, e no 2, de 33%. O núcleo dos reatores parece ter derretido parcialmente após a perda das funções de resfriamento, ocorridas na sexta-feira (11) após o terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que atingiu a costa. O derretimento aumentaria o risco de danos aos reatores e de um possível vazamento nuclear, dizem especialistas.

Tsunami igual ao de sexta atinge Japão a cada mil anos

diz geólogo Cientista afirma que onda é comparável a evento que atingiu a costa de Sendai no ano 869. Da BBC imprimir Casa atingida por tsunami no Japão é levada pela água do mar (Foto: AP)Tsunamis semelhantes ao que atingiu o nordeste do Japão na última sexta-feira (11) ocorrem nesta região do planeta somente uma vez a cada mil anos, segundo estimativa de um sismólogo britânico. Roger Musson, que é chefe do departamento de ameaças sísmicas da agência geológica britânica (BGS, sigla em inglês), afirma que a onda gigante registrada no Japão no último dia 11 é comparável a um tsunami que atingiu a costa de Sendai no ano 869. Neste evento, a água chegou a avançar 4km dentro da ilha, causando inundações em toda parte. No caso do tsunami da semana passada, em que as ondas chegaram a 10m de altura, ainda não se tem uma estimativa do quão longe chegou o impacto da água. 'Eu imagino que (o avanço d'água) deve ter sido mais ou menos o mesmo, porque é difícil pensar que ocorram terremotos piores do que este nesta parte do mundo', disse Musson à BBC. O sismólogo reconhece que foram registrados outros grandes terremotos na região: um em 1933 e outro nos anos 1890. No entanto, ele diz que a frequência com que tremores de terra de grande magnitude ocorrem é um fato a ser considerado. 'Se você sabe o quão frequentes são terremotos de magnitude 9, você terá terremotos de magnitude 8 em torno de 10 vezes mais, e terremotos de magnitude 7 aproximadamente cem vezes mais.' Cerca de dez anos atrás, uma equipe liderada pelo professor Koji Minoura, da Universidade de Tohoku (Japão), analisou sedimentos das planícies costeiras de Sendai e Soma, que preservavam traços do tsunami de 869. O estudo indicou que a onda gigante foi possivelmente causada por um tremor de magnitude 8,3 ocorrido sob o mar. Além disto, foram encontradas evidências de mais dois tsunamis anteriores, levando a crer que houve pelo menos três grandes eventos do tipo nos últimos 3 mil anos. 'Existem várias maneiras de descobrir coisas sobre eventos passados, antes que se começasse a registrar terremotos em sismômetros - uma é por meio de registros históricos, e a outra é por registros geológicos', diz a geofísica Lisa McNeill, do Centro Nacional de Oceanografia britânico. Relação entre terremoto e tsunami McNeill diz ser difícil estimar uma magnitude específica por meio de dados geológicos limitados e registros históricos, e vê uma relação apenas genérica entre o tamanho de um terremoto e a grandeza do tsunami que se segue. 'Isto geralmente funciona bem, mas existem desvios. Alguns deles se devem a efeitos locais na costa: seja o formato da região costeira - que pode condicionar e aumentar a amplitude das ondas do tsunami - e a batimetria (medição da profundidade da água).' 'A relação [entre magnitude do terremoto e tamanho do tsunami] não é linear, e depende de como a ruptura realmente ocorre', diz o especialista em tsunamis Hermann Fritz, da Universidade Georgia Tech (EUA). 'Se a ruptura está mesmo no fundo do mar, você tem um deslocamento muito maior - mas se você tiver algo como 7,2 em algum lugar abaixo da terra, isto não criará um tsunami', afirma. 'Quando é uma ruptura de grande impacto, de magnitude 9, então basicamente toda a zona se rompe, desde a profundidade até a superfície'. 'Cada evento será diferente, e pode ser perigoso fazer planejamentos baseados somente em fatos passados - mesmo no Japão, onde os registros são muitos, ainda assim isto pode não ser o suficiente', afirma o especialista.

Imagem mostra reatores danificados em usina japonesa de Fukushima

Reatores de complexo nuclear foram atingidos pelo terremoto de sexta. Incêndios e explosões colocaram a região em emergência nuclear.

Homem reage a assalto, apanha de ladrões e chama a polícia

Assalto aconteceu após saque de dinheiro em agência da Zona Sul de SP. Do G1 SP imprimir Um homem reagiu a um assalto na saída de um banco na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, na tarde desta terça-feira (15). Ele perseguiu os dois ladrões que foram presos e o dinheiro, recuperado. A vítima, que prefere não se identificar, arriscou a vida para recuperar R$ 2,5 mil. Ele chamou a polícia e começou a perseguir a dupla, que chegou a atirar para o alto para assustar a vítima. O assalto começou depois que o homem sacou o dinheiro em uma agência da Rua Domingos de Moraes. Segundo a polícia, uma pessoa ligada aos bandidos estava no banco observando os clientes que sacavam grandes quantias em dinheiro. A vítima foi assaltada quando saía do estacionamento. Ele apanhou dos criminosos. “Me ameaçaram, deram duas coronhadas no meu pescoço. E o outro me deu uma 'pezada' na perna. Os dois pegaram o dinheiro que estava comigo, pegaram meu celular e atravessaram a avenida. Eu peguei a moto e comecei a perseguição”, conta o homem. No meio do caminho, os ladrões jogaram R$ 1,4 mil no chão para que o homem parasse de segui-los. Mas ele não desistiu. Com um segundo celular, que não foi roubado, a vítima ia informando à Polícia Militar sobre o caminho de fuga dos ladrões. Os dois assaltantes só foram presos quando entraram em uma lotação, que foi cercada pela polícia. Com eles, foram apreendidos o restante do dinheiro e um revólver calibre 38. O delegado condena reações como a da vítima. “Com certeza ele agiu por instinto, erroneamente, pondo em risco a sua vida”, diz o delegado Airton Sante Amore. A recomendação é nunca reagir a assaltos e acionar a polícia.

Londres: nunca esteve tão barato visitar a capital inglesa

Londres é famosa pelo Big Ben, pela rainha, pelos pubs, pela vida cosmopolita com gente de todas as partes do mundo e por ser uma das capitais europeias mais caras para fazer turismo. Mas essa última fama está virando lenda. Primeiro por causa da moeda, que se desvalorizou. Há cinco anos uma libra valia mais de R$ 6 e faz pouco mais de um ano que está abaixo dos R$ 3 –até no câmbio paralelo. Se a diferença cambial já é um incentivo, outra razão é que Londres oferece diversas atrações de graça –entre elas, visitas a parques, museus, igrejas e prédios históricos. Até onde tem que se desembolsar algum dinheiro, há maneiras de economizar. E levar um tênis bastante confortável na bagagem é uma das principais dicas para quem quer conhecer a cidade gastando pouco. Apesar de Londres ter 7,5 milhões de habitantes, os principais pontos turísticos não são distantes um dos outros. O passeio pode começar pelo Westminster, o parlamento, onde está o famoso Big Ben. O prédio é imponente. O relógio também impressiona pela beleza, com detalhes em dourado. É nesse local onde são tomadas as principais decisões do país. O parlamento é aberto à visitação aos sábados e durante o verão. Muitas vezes é até possível acompanhar uma sessão. A excursão dura 75 minutos e custa £14. Por causa dessa restrição de horário, a grande maioria só vê o prédio do lado de fora e segue para as outras atrações que a cidade oferece. Westminster fica a poucos metros da London Eye. É só atravessar a ponte sobre o Rio Tâmisa. Esse é um dos trechos com a maior concentração de turistas, que disputam espaço para tirar fotos às margens do rio. De um lado, é possível ter a roda gigante ao fundo, do outro, o Big Ben é o cenário da fotografia.

Avião é preso com 390kg de drogas em SP

Uma operação conjunta das delegacias do interior de São Paulo apreendeu nesta terça-feira, 15, um avião que veio do Paraguai com uma carga de quase meia tonelada de maconha e pasta de cocaína. Dos cinco presos, quatro são brasileiros e um colombiano. O avião é originado do Paraguai e foi adulterado, foram encontrados180 kg de pasta base de cocaína e 291 kg de maconha. Os três carros utilizados pelos suspeitos também foram apreendidos. As cinco pessoas presas em flagrante foram acusadas de tráfico internacional de drogas.

Confira a programação dos 156 anos de Aracaju

A capital sergipana comemora na quinta-feira, dia 17 de março, 156 anos. E para festejar essa data a Prefeitura de Aracaju organizou uma vasta programação, que teve iniciou no dia 3 de março com a entrega 20 novos ônibus e 30 motocicletas na Praça da Catedral. Mas a programação não para por ai, veja abaixo os eventos que irão acontecer a partir de domingo, 13. Programação dos 156 anos de Aracaju: Dia 16, quarta-feira
17h - Inauguração da Farmácia Popular Rua Carlos Correia, Siqueira Campos 17h - Festival de Teatro Sergipano* - Grupo Boca de Cena (Aracaju) - "Folclore na Cabeça" Praça Fausto Cardoso *Realização do Governo do Estado, através da SECULT 21h - Show Evangélico Praça Hilton Lopes (Mercado Central) Dia 17, quinta-feira
6h - Alvorada festiva (Queima de fogos em vários pontos da cidade) 8h - Missa na Igreja de Santo Antônio Colina Santo Antônio 8h - 3ª Prova Aniversário de Aracaju de Ciclismo (Parceria com a Federação de Ciclismo) 9h - Aposição de flores a Ignácio Joaquim Barbosa Local: Praça do Mini-Golfe 14h - Passeio ecológico "Aracaju de Tototó - É hora de salvar o Rio Sergipe" Saída do Parque do Conjunto Ignácio Barbosa (Coordenação Jornalista Osmário Santos) 15h - 7ª Corrida Cidade Aracaju (Especial) 16h - 27ª Corrida Cidade Aracaju 21h - Show do Aniversário Atrações: Skank e Cavaleiros do Forró Praça Hilton Lopes (Mercado Central) Dia 18, sexta-feira
17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo de Teatro Oiteiros (Gararu/SE) - "Romeu e Julieta" Praça Fausto Cardoso 18h - Troféu Núbia Marques Auditório do CDL Dia 19, sábado
8h - Aracaju no Bairro 17 de Março Caminhada Ecológica Mutirão de Limpeza contra Dengue Bota Fora Oficinas, jogos, brincadeiras, circo Atrações da música sergipana Serviços de saúde Academia da Cidade 17h - Festival de Teatro Sergipano - Cia O Mínimo de Teatro e Circo (Aracaju) - "Sim Salabim" Mirante da 13 de Julho 20h - Canta Colina Colina do Santo Antônio Dia 20, domingo
9h - Inauguração dos quiosques da Aruana Praia de Aruana 14h - Caminhada em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down* Saindo do Calçadão da 13 de Julho em direção ao Parque da Sementeira 17h - Domingo no Parque Especial* Atrações: Casa do Zé e Orquestra Sinfônica de Sergipe Parque da Sementeira *Parceria: Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju Secretaria de Estado da Inclusão Social Dia 21, segunda-feira
17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo Raízes Nordestinas (Poço Redondo/SE) - "A Megera Domada" Praça Fausto Cardoso 17h - Exposição fotográfica "Cinco anos construindo a cidade que queremos" Shopping Rio Mar Dia 22, terça-feira
9h - Inauguração do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) Atendimento à população de rua Rua Itabaiana 17h - Festival de Teatro Sergipano - Cia de Teatro Cobras e Lagartos (Lagarto/SE) - "A Peleja de Valentin Contra a Morte pelo Amor de Manuela" Praça Fausto Cardoso Dia 23, quarta-feira
17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo de Teatro de Bonecos Mamulengo do Cheiroso (Aracaju) - "A Viúva Alucinada" Praça Fausto Cardoso 18h - Inauguração da reconstrução da EMEF Profª Letícia Soares de Santana e construção da quadra de esportes Santos Dumont Dia 24, quinta-feira
17h - Festival de Teatro Sergipano - Instituto Incenace (Estância/SE) - "Mirandolina" Praça Fausto Cardoso Dia 25, sexta-feira
17h - Festival de Teatro Sergipano - Cia Teatral Arlequim (João Pessoa/PB) - "Nada, Nenhum e Ninguém" Praça Fausto Cardoso Dia 26, sábado
17h - Festival de Teatro Sergipano - Grupo de Teatro Espoleta (Aracaju) - "Política não é Circo" Mirante da 13 de Julho 20h30min - Hora do Planeta Iniciativa de Magna Santana (radialista e apresentadora do Viva Bem) e Willian Soares (médico, ambientalista, integrante do Lions Clube e Diretor do Instituto San Giovani) Mirante da 13 de Julho Dia 27, domingo
8h - Atividades culturais, jogos, brincadeiras e competições náuticas Orla Pôr do Sol 17h - Show com artista nacional Orla Pôr do Sol Dia 29, terça-feira
18h - Inauguração da reconstrução da EMEF Sérgio Francisco da Silva Lamarão Dia 30, quarta-feira
18h - Inauguração da reconstrução da EMEF José Carlos Teixeira Mosqueiro

Cinform Convida debate mobilidade e planejamento no trânsito de Aracaju

Temas como mobilidade, planejamento urbano, eficiência nos transportes públicos e viabilidade para os veículos sustentáveis foram alguns dos temas discutidos no Cinform Convida- Trânsito e Transporte, o que fazer para fugir do caos. Para discutir sobre a temática foram convidados o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, José Carlos Amâncio superintendente do Setransp, o professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, Ricardo Mascarello e Valdson Andrade, membro do movimento Ciclo Urbano. Um dos focos do evento foi sobre a falta de fluidez no trânsito e a carência de mobilidade nos transportes públicos da capital. Para Samarone, um dos principais elementos para os engarrafamentos nas vias de Aracaju é decorrente da incompatibilidade de veículos em relação à quantidade de vias ofertadas. Ainda com relação à lentidão nas ruas, principalmente em horários de pico, o superintendente expõe “Quem determinou a mobilidade na cidade foi o mercado”. Um dos argumentos relatados para tentar explicar sobre o caos do trânsito na cidade. Nas discussões sobre a questão da mobilidade para os transportes públicos, o superintendente do Setransp, José Amâncio, pautou como uma resolução para o caos, em que vive a veiculação dos ônibus na cidade, um projeto que vise a funcionalidade eficaz do sistema de transporte público, através da construção de vias únicas para a circulação do veículo. Em resposta unânime dos participantes no debate, a falta de estrutura no trânsito de Aracaju pode ser solucionada a partir de um planejamento urbano e pela oferta de um transporte público de qualidade. Entretanto quando destacadas as alternativas apresentadas para viabilizar melhor locomoção aos pedestres e ciclistas, Valdson Andrade, membro do movimento Ciclo Urbano, destacou no debate que o caos parecer ser irreversível e que hoje a violência no trânsito é comum. De acordo com o convidado, a desorganização nas vias é conflituosa tanta para os ciclistas, como para os pedestres e aponta que a cidade necessita de uma melhor estrutura para os transportes sustentáveis , sendo necessário repensar sobre um projeto que vise proporcionar segurança nas ciclovias e calçadas. “O sistema de transporte comete os mesmos erros pensando na época da sua implantação. É necessário planejar uma linha específica para as soluções e não um fazerjamento sem pensar no futuro” aponta o ciclista ao lamentar sobre a estrutura das ruas em Aracaju. Outro recurso de resolução apresentado no debate, foi a projeção de um sistema viário que comporte a formação da cidade, apontada pelo professor Ricardo Mascarellos, ao afirmar que Aracaju possui em sua morfologia formas distintas na sua estrutura terrena. O Cinform Convida reuniu um público diverso, entre políticos, membros de sindicatos e associações relacionadas ao trânsito, jornalistas, e outros profissionais envolvidos com a temática, atentos no auditório do Jornal Cinform. O evento foi transmitido ao vivo no Cinform Online para todos os internautas e registrou mais um sucesso do Cinform Convida, que a cada debate discute e apresenta soluções para os principais assuntos problemáticos da capital e do Estado. Nesta quarta-feira, 16, será veiculada uma matéria na integra, sobre os principais pontos abordados durante o debate.

Neve no nordeste do Japão atrapalha buscas por sobreviventes

SENDAI, Japão (Reuters) - Uma forte nevasca atingiu nesta quarta-feira o Nordeste do Japão, já devastado pelo terremoto e tsunami da semana passada. A neve atrapalha os trabalhos de equipes de resgate e aumenta as dificuldades das pessoas, a maioria delas idosas, que ainda permanecem na região. Em Sendai, que já foi uma cidade, mas agora é uma área devastada e inundada, bombeiros e equipes de ajuda trabalhavam em meio aos escombros para encontrar algum sinal de vida. Mas, assim como em outras cidades, as equipes retiravam apenas corpos e mais corpos. 'O forte cheiro de cadáveres e a sujeira das águas do oceano torna o trabalho de busca muito difícil', disse Yin Guanhhui, membro de uma equipe de resgate chinesa que trabalha na cidade de Ofunato. 'As potentes ondas do tsunami atingiram repetidamente as casas na região. Qualquer um preso sob os escombros se afogaria sem nenhuma chance de sobreviver.' A mídia japonesa informou que pelo menos duas pessoas foram retiradas vivas dos escombros, mais de 72 horas depois após o terremoto e o tsunami. Mas autoridades responsáveis pelo resgate disseram que a nevasca diminuiu as chances já reduzidas de encontrar mais sobreviventes. As autoridades estimam que o terremoto e o tsunami de sexta-feira tenha matado pelo menos 10 mil pessoas, com milhares de desaparecidos.

Mortos e desaparecidos somam quase 12 mil no Japão

Publicidade....O Japão aumentou nesta quarta-feira para 3.771 o número de mortos e para 8.181 o de desaparecidos devido ao terremoto de 9 graus na escala Richter e ao posterior tsunami que atingiram o nordeste do país na última sexta-feira (11), de acordo com o último balanço policial. O número final de vítimas ainda pode aumentar em alguns municípios das Províncias mais afetadas, como Iwate, Miyagi e Fukushima, onde milhares de pessoas seguem sem ser localizadas. Cerca de 100 mil militares japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, vasculham a zona devastada na busca por sobreviventes presos sob escombros ou arrastados mar adentro pela onda gigante de 10 m de altura. As equipes de resgate lutam contra as constantes réplicas, o intenso frio ao norte da ilha de Honshu e a enorme destruição deixada pelo terremoto. O governo japonês informou nesta quarta-feira que resgatou 26 mil pessoas após o terremoto e o tsunami. .Na Província de Fukushim também há o temor diante da situação na usina nuclear, onde ao menos quatro reatores tiveram seus sistemas de resfriamento danificados. Quase 80 mil edifícios e casas foram destruídos e mais de meio milhão de pessoas vivem em cerca de 2.500 abrigos temporários, muitos dos quais não têm água potável e eletricidade. A magnitude da tragédia levou o imperador Akihito a dirigir-se pela televisão à população pela primeira vez em seus 22 anos de império para pedir calma e orações pelos sobreviventes.

Japão cancela missão de helicópteros que jogavam água sobre reatores

Usina nuclear de Fukushima foi seriamente afetada por terremoto e tsunami ...O governo do Japão cancelou temporariamente nesta quarta-feira (16) as missões de helicópteros que tentavam jogar água sobre os reatores da usina nuclear de Fukushima 1, seriamente afetada pelo terremoto e pelo tsunami da última sexta-feira (11). Japão continua busca por sobreviventes De acordo com a rede de TV pública NHK, a missão foi adiada porque os níveis de radiação sobre o reator 3 foram considerados muito altos para esse tipo de operação. As Forças de Autodefesa (Forças Armadas) do Japão informaram que estão prontas a retomar os voos assim que as condições permitirem. A companhia elétrica japonesa Tepco anunciou nesta terça-feira (15) que estudava essa alternativa diante da impossibilidade de utilizar os mecanismos habituais para resfriar os reatores. Quer ler mais notícias? Clique aqui ...Os altos níveis de radiação chegaram a forçar a retirada dos trabalhadores que tentam evitar o derretimento dos núcleos dos reatores na tarde desta quarta-feira (madrugada no Brasil). O grupo retornou ao local mais tarde, quando a usina foi considerada segura novamente. Governo diz que não há risco imediato O governo do Japão assegurou nesta quarta-feira (16) que o nível atual de radiação além do perímetro de 20 km já esvaziado ao redor da usina nuclear de Fukushima não representa "um risco imediato para a saúde". O porta-voz do governo, Yukio Edano, disse em entrevista coletiva que o nível de radioatividade entre 20 km e 30 km da central, área na qual foi pedido que os moradores permaneçam em casa e com as janelas fechadas, não tem efeito prejudicial direto. Edano afirmou ainda que os responsáveis da usina continuam trabalhando "com todo o apoio dos setores relevantes" para tentar reduzir a temperatura dos reatores da central, onde nesta quarta-feira ocorreu um novo incêndio no edifício do reator 4 e foram vistas grandes colunas de fumaça procedentes do reator 3.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dois fortes terremotos voltam a sacudir o Japão

Réplicas acontecem horas depois do tremor de 8,9 graus que provocou um tsunami Mais dois fortes tremores - de 6,2 graus e 6,1 graus na escala Richter - voltaram a sacudir o Japão, horas depois do abalo causado pelo terremoto mais forte já registrado no país - de 8,9 graus, que provocou mais de 300 mortes e deixou mais de 500 pessoas desaparecidas. A informação é do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Veja como encontrar amigos e familiares no Japão Embaixada nega ocorrência de vítimas brasileiras Veja imagens da destruição Veja vídeos da tragédia no Japão Está no Japão ou tem familiares no país? Escreva para o R7 Os novos tremores ocorreram com um intervalo de três minutos. O primeiro, de 6,2 graus, ocorreu às 15h59 desta sexta-feira, no horário de Brasília (3h59 de sábado no horário local), com uma profundidade de apenas 1 km. O segundo, às 16h03 (4h02 no horário local), com 24,8 km de profundidade. Ainda não há relato de estragos causados por esses terremotos. Ambos ocorreram perto da costa norte do Japão. O tremor de 8,9 graus provocou um tsunami, com ondas de mais de dez metros que varreram áreas residenciais e fazendas, levando consigo centenas de pessoas, carros, barcos e casas. Ondas gigantes mataram centenas A polícia japonesa disse ter encontrado entre 200 e 300 corpos boiando na cidade de Sendai. Autoridades afirmam que todos os 1.200 moradores da região de Wakabayashi, em Sendai, foram atingidos pelas ondas gigantes, segundo o site do jornal Japan Times. O jornal Japan Times e agências de notícias também informam que as autoridades deram por desaparecido um trem de passageiros no nordeste do país. Uma embarcação com cerca de cem pessoas a bordo foi arrastada pelas ondas gigantes de um tsunami na região da cidade de Miyagi, nordeste do Japão, indicaram os meios de comunicação. Há relatos de incêndios em Kensenuma, na região de Miyagi. Houve mortes registradas em Iwate, Fukushima, Miyagi, Tokyo, Ibaraki, Chiba, Kanagawa e Tochigi. O abalo afetou ao menos uma usina nuclear, mas até o momento não foram registrados vazamentos radioativos, de acordo com a agência de notícias France Presse. A agência de Reuters informou que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que os EUA enviaram com urgência seladores para as instalações nucleares do país. Ao menos 11 usinas foram esvaziadas e cerca de 7.000 pessoas tiveram de ser retiradas dos arredores da central que fica na região de Fukushima. Há relatos de que um trem e um navio de passageiros desapareceram após a passagem do tsunami. O número de mortos varia, mas agências internacionais citam de 200 a 300 corpos encontrados na costa de uma das cidades atingidas, Sendai.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Beija - flor fez uma homenagem inesquecível ao rei Roberto Carlos.

Sapucaí se rende à majestade do cantor Roberto Carlos Rio de Janeiro encerra o carnaval com segundo dia de desfiles na Sapucaí Rio de Janeiro, 8 mar (EFE).- O cantor Roberto Carlos foi aclamado pelo público nesta terça-feira no Sambódromo do Rio de Janeiro, ao desfilar com a escola de samba Beija-Flor em uma madrugada marcada por chuva. A Beija-Flor, uma das favoritas ao título do Carnaval deste ano, apresentou o tema "A Simplicidade de Um Rei" em homenagem ao cantor que em abril completará 70 anos. O artista desfilou no último carro alegórico da escola, que encerrou dois dias de espetáculo na Marquês de Sapucaí. Majestoso e soberano, o rei da música, vestido com seu habitual traje azul e branco, se apresentou em um carro com uma imagem gigante de Jesus Cristo de braços abertos. A escola falou sobre a infância do artista em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, seu início de carreira na música e sucessos como "Amada amante", "O Côncavo e o Convexo" e "Lady Laura", em um desfile que contou também com a presença do compositor Erasmo Carlos, amigo e parceiro dos tempos de Jovem Guarda. Uma apoteose parecida envolveu a Acadêmicos do Salgueiro com o enredo "Salgueiro Apresenta: O Rio no Cinema", dedicado à relação da cidade com a sétimo arte, no qual recriou desde tradicionais salas de cinema cariocas até emblemáticas cenas de filmes. O Salgueiro evocou os tempos dourados da Cinelândia e filmes que marcaram época como "Voando para o Rio", "O Homem do Sputnik" e "Madame Satã". A escola lembrou também personagens como Carmen Miranda, o papagaio Zé Carioca da Disney e a ararinha-azul Blu, protagonista da animação "Rio", cuja estreia mundial está prevista para abril. A bateria fez o público vibrar quando os foliões se apresentaram fantasiados de policiais do Bope, numa homenagem ao sucesso de bilheteria "Tropa de Elite". Apesar de sua brilhante apresentação, o Salgueiro excedeu o tempo máximo estipulado de 82 minutos, o que provocará a perda de pontos na votação final. A segunda e última noite de desfiles na Marquês de Sapucaí foi marcada pela chuva, que acabou prejudicando a Grande Rio, escola que há um mês teve parte do material destruído pelo incêndio que atingiu barracões da Cidade do Samba. A Grande Rio, que não pôde reconstruir todo o destruído pelo fogo, abordou os encantos de uma ilha imaginária povoada por bruxas, uma referência à cidade de Florianópolis. A modelo e apresentadora Ana Hickmann, que desfilava à frente de um dos carros alegóricos, sofreu um tombo por causa do chão molhado. Outro carro que levava o ex-tenista Gustavo Kuerten, natural de Florianópolis, também teve dificuldades pela chuva. Apesar dos problemas, a Grande Rio, que também contou com Ronaldinho Gaúcho, fez uma apresentação melhor do que o esperado. A noite de desfiles foi aberta pela União da Ilha, outra escola que perdeu parte de suas fantasias no incêndio, mas que conseguiu recuperar a maior parte do destruído e apresentar seu tema "Mistério da Vida", uma alusão ao livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, publicado há 150 anos. Os imprevistos também afetaram a Mocidade Independente, que apresentou "Parábola dos Divinos Semeadores" para contar a história da agricultura. Vários carros da Mocidade tiveram dificuldades para entrar na avenida. O terceiro deles, que representava um banquete da deusa egípcia Ísis e transportava dezenas de mulheres, perdeu o controle e quase causou um acidente ao bater de lado com uma das barreiras laterais de proteção. A noite também teve a Porto da Pedra, que apresentou um desfile inspirado nos sonhos. A vencedora do Carnaval será escolhida nesta quarta-feira por um júri de 50 membros que avaliará dez aspectos de cada escola. Jaime Ortega Carrascal

PRESA DUPLA QUE ADULTERAM MAQUINAS EFURTAM DADOS NO SHOPPINGS DA CAPITAL

Presa dupla que adulterava máquinas e furtava dados de correntistas em shoppings da capital Divulgação "Máquinas apreendidas foram fraudadas com dispositivo capaz de armazenar dados de contas e senhas" SÃO PAULO - Dois homens, um deles especializado em manutenção de máquinas de operadoras de cartões de crédito e débito, estão presos desde a última quinta-feira, 3, na capital paulista, sob a acusação de fraudarem os equipamentos para furtar dados de correntistas e revendê-los para quadrilhas de clonagem de cartões. As informações só foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quarta-feira, 9, pois os investigadores pretendiam chegar a outros membros do bando, o que não ocorreu nos últimos cinco dias. O técnico Anderson Gonçalves, de 24 anos, ex-funcionário de uma empresa especializada na manutenção das máquinas, e o vendedor Marcos Gabriel Salatiel Barbosa, de 21, começaram a agir dentro dos shoppings após Anderson desviar 12 aparelhos da firma onde trabalhou. Quando chegavam nas lojas, de shoppings das zonas leste e oeste da cidade, em posse das máquinas e de falsas ordens de serviço de manutenção, os dois criminosos realizavam a troca dos equipamentos, deixando no local as máquinas com um dispositivo interno - o chamado 'chupa-cabra' - capaz de armazenar os dados das contas e senhas. Depois de algum tempo, a dupla retornava às lojas e retirava os equipamentos, realizando nova troca. Os dados furtados de cada cartão eram vendidos a R$ 50,00 para a outra parte da quadrilha, especializada na clonagem dos cartões. Na última quinta-feira, 3, agentes 3ª Delegacia de Repressão a Estelionato, do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), detiveram Barbosa no momento em que ele retirava uma das máquinas de uma das lojas da praça de alimentação de um shopping na zona oeste da capital. Anderson foi detido mais tarde no Jardim Maringá, região de Vila Matilde, zona leste de São Paulo, após o comparsa dele levar os policiais para outros dois shoppings, também na zona leste, e revelar onde o criminoso morava. Com a dupla, autuada por furto qualificado e estelionato, os policiais apreenderam as 12 máquinas fraudadas.