Temas como mobilidade, planejamento urbano, eficiência nos transportes públicos e viabilidade para os veículos sustentáveis foram alguns dos temas discutidos no Cinform Convida- Trânsito e Transporte, o que fazer para fugir do caos.
Para discutir sobre a temática foram convidados o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, José Carlos Amâncio superintendente do Setransp, o professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, Ricardo Mascarello e Valdson Andrade, membro do movimento Ciclo Urbano.
Um dos focos do evento foi sobre a falta de fluidez no trânsito e a carência de mobilidade nos transportes públicos da capital. Para Samarone, um dos principais elementos para os engarrafamentos nas vias de Aracaju é decorrente da incompatibilidade de veículos em relação à quantidade de vias ofertadas.
Ainda com relação à lentidão nas ruas, principalmente em horários de pico, o superintendente expõe “Quem determinou a mobilidade na cidade foi o mercado”. Um dos argumentos relatados para tentar explicar sobre o caos do trânsito na cidade.
Nas discussões sobre a questão da mobilidade para os transportes públicos, o superintendente do Setransp, José Amâncio, pautou como uma resolução para o caos, em que vive a veiculação dos ônibus na cidade, um projeto que vise a funcionalidade eficaz do sistema de transporte público, através da construção de vias únicas para a circulação do veículo.
Em resposta unânime dos participantes no debate, a falta de estrutura no trânsito de Aracaju pode ser solucionada a partir de um planejamento urbano e pela oferta de um transporte público de qualidade.
Entretanto quando destacadas as alternativas apresentadas para viabilizar melhor locomoção aos pedestres e ciclistas, Valdson Andrade, membro do movimento Ciclo Urbano, destacou no debate que o caos parecer ser irreversível e que hoje a violência no trânsito é comum.
De acordo com o convidado, a desorganização nas vias é conflituosa tanta para os ciclistas, como para os pedestres e aponta que a cidade necessita de uma melhor estrutura para os transportes sustentáveis , sendo necessário repensar sobre um projeto que vise proporcionar segurança nas ciclovias e calçadas.
“O sistema de transporte comete os mesmos erros pensando na época da sua implantação. É necessário planejar uma linha específica para as soluções e não um fazerjamento sem pensar no futuro” aponta o ciclista ao lamentar sobre a estrutura das ruas em Aracaju.
Outro recurso de resolução apresentado no debate, foi a projeção de um sistema viário que comporte a formação da cidade, apontada pelo professor Ricardo Mascarellos, ao afirmar que Aracaju possui em sua morfologia formas distintas na sua estrutura terrena.
O Cinform Convida reuniu um público diverso, entre políticos, membros de sindicatos e associações relacionadas ao trânsito, jornalistas, e outros profissionais envolvidos com a temática, atentos no auditório do Jornal Cinform.
O evento foi transmitido ao vivo no Cinform Online para todos os internautas e registrou mais um sucesso do Cinform Convida, que a cada debate discute e apresenta soluções para os principais assuntos problemáticos da capital e do Estado.
Nesta quarta-feira, 16, será veiculada uma matéria na integra, sobre os principais pontos abordados durante o debate.
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quarta-feira, 16 de março de 2011
Cinform Convida debate mobilidade e planejamento no trânsito de Aracaju
Temas como mobilidade, planejamento urbano, eficiência nos transportes públicos e viabilidade para os veículos sustentáveis foram alguns dos temas discutidos no Cinform Convida- Trânsito e Transporte, o que fazer para fugir do caos.
Para discutir sobre a temática foram convidados o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, José Carlos Amâncio superintendente do Setransp, o professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, Ricardo Mascarello e Valdson Andrade, membro do movimento Ciclo Urbano.
Um dos focos do evento foi sobre a falta de fluidez no trânsito e a carência de mobilidade nos transportes públicos da capital. Para Samarone, um dos principais elementos para os engarrafamentos nas vias de Aracaju é decorrente da incompatibilidade de veículos em relação à quantidade de vias ofertadas.
Ainda com relação à lentidão nas ruas, principalmente em horários de pico, o superintendente expõe “Quem determinou a mobilidade na cidade foi o mercado”. Um dos argumentos relatados para tentar explicar sobre o caos do trânsito na cidade.
Nas discussões sobre a questão da mobilidade para os transportes públicos, o superintendente do Setransp, José Amâncio, pautou como uma resolução para o caos, em que vive a veiculação dos ônibus na cidade, um projeto que vise a funcionalidade eficaz do sistema de transporte público, através da construção de vias únicas para a circulação do veículo.
Em resposta unânime dos participantes no debate, a falta de estrutura no trânsito de Aracaju pode ser solucionada a partir de um planejamento urbano e pela oferta de um transporte público de qualidade.
Entretanto quando destacadas as alternativas apresentadas para viabilizar melhor locomoção aos pedestres e ciclistas, Valdson Andrade, membro do movimento Ciclo Urbano, destacou no debate que o caos parecer ser irreversível e que hoje a violência no trânsito é comum.
De acordo com o convidado, a desorganização nas vias é conflituosa tanta para os ciclistas, como para os pedestres e aponta que a cidade necessita de uma melhor estrutura para os transportes sustentáveis , sendo necessário repensar sobre um projeto que vise proporcionar segurança nas ciclovias e calçadas.
“O sistema de transporte comete os mesmos erros pensando na época da sua implantação. É necessário planejar uma linha específica para as soluções e não um fazerjamento sem pensar no futuro” aponta o ciclista ao lamentar sobre a estrutura das ruas em Aracaju.
Outro recurso de resolução apresentado no debate, foi a projeção de um sistema viário que comporte a formação da cidade, apontada pelo professor Ricardo Mascarellos, ao afirmar que Aracaju possui em sua morfologia formas distintas na sua estrutura terrena.
O Cinform Convida reuniu um público diverso, entre políticos, membros de sindicatos e associações relacionadas ao trânsito, jornalistas, e outros profissionais envolvidos com a temática, atentos no auditório do Jornal Cinform.
O evento foi transmitido ao vivo no Cinform Online para todos os internautas e registrou mais um sucesso do Cinform Convida, que a cada debate discute e apresenta soluções para os principais assuntos problemáticos da capital e do Estado.
Nesta quarta-feira, 16, será veiculada uma matéria na integra, sobre os principais pontos abordados durante o debate.


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