A NXP, empresa de semicondutores, em parceria com C2X, está desenvolvendo uma rede de comunicação entre carros que fará com que os veículos conversem entre si. Isso, de acordo com a empresa, servirá como uma forma efetiva para impedir engarrafamentos e evitar acidentes.
Segundo o site Pocket Lint, o conceito da rede já está em fase de testes práticos em campo e deve se tornar realidade em 2014. A comunicação vai utilizar um padrão wireless projetado especificamente para aplicações automotivas. Dessa forma, os carros podem se comunicar uns com os outros e com uma infraestrutura inteligente de trânsito.
A plataforma vai conseguir "enxergar" ao seu redor a fim de identificar pontos de trânsito e riscos de acidentes não visíveis a olho nu. Os motoristas receberão alertas antecipados de outros carros equipados com o aparelho, além de sinais luminosos que indicarão onde há tráfego mais intenso ou radares de limite de velocidade.
O aparelho será do tamanho de uma caixa de sapato e virá com sensor GPS, que usará um protocolo wireless encontrado nos mais modernos e rápidos smartphones e laptops do momento. Assim, será possível manter a comunicação entre os veículos, mesmo em alta velocidade.
Kurt Sievers, gerente geral da NXP, espera que haja 10% de penetração da tecnologia até 2020, o que seria suficiente para que outros 90% de motoristas sejam afetados positivamente pela novidade. "Imagine um cenário onde uma ambulância automaticamente muda os semáforos ao seu favor para facilitar a corrida ao hospital", comenta. "O sistema poderá, eventualmente, até dirigir os carros para os motoristas", completa.
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sábado, 21 de maio de 2011
Em 2014, carros poderão conversar entre si
A NXP, empresa de semicondutores, em parceria com C2X, está desenvolvendo uma rede de comunicação entre carros que fará com que os veículos conversem entre si. Isso, de acordo com a empresa, servirá como uma forma efetiva para impedir engarrafamentos e evitar acidentes.
Segundo o site Pocket Lint, o conceito da rede já está em fase de testes práticos em campo e deve se tornar realidade em 2014. A comunicação vai utilizar um padrão wireless projetado especificamente para aplicações automotivas. Dessa forma, os carros podem se comunicar uns com os outros e com uma infraestrutura inteligente de trânsito.
A plataforma vai conseguir "enxergar" ao seu redor a fim de identificar pontos de trânsito e riscos de acidentes não visíveis a olho nu. Os motoristas receberão alertas antecipados de outros carros equipados com o aparelho, além de sinais luminosos que indicarão onde há tráfego mais intenso ou radares de limite de velocidade.
O aparelho será do tamanho de uma caixa de sapato e virá com sensor GPS, que usará um protocolo wireless encontrado nos mais modernos e rápidos smartphones e laptops do momento. Assim, será possível manter a comunicação entre os veículos, mesmo em alta velocidade.
Kurt Sievers, gerente geral da NXP, espera que haja 10% de penetração da tecnologia até 2020, o que seria suficiente para que outros 90% de motoristas sejam afetados positivamente pela novidade. "Imagine um cenário onde uma ambulância automaticamente muda os semáforos ao seu favor para facilitar a corrida ao hospital", comenta. "O sistema poderá, eventualmente, até dirigir os carros para os motoristas", completa.


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