São esperados cerca de 600 fornecedores do mercado nacional com o objetivo de comercializar o produto nordestino como destino turístico. Na edição de 2010, que aconteceu em Pernambuco, foram movimentados US$ 243 milhões e a estimativa deste ano é um aumento de 7% em negócios fechados, totalizando cerca de US$ 260 milhões.
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, aposta na divulgação de Sergipe em eventos de grande porte, como a BNTM, para atrair mais visitantes. "Nós temos grandes atrativos, como praias do litoral norte ao sul, o quinto maior cânion navegável do mundo, um São João envolvente e uma capital aconchegante e organizada. O que precisamos é mostrar isso para os operadores. Temos certeza que voltaremos da BNTM como muitos pacotes fechados para Sergipe", observou o secretário.
Para esta edição, são esperados operadores de aproximadamente 30 países, como Argentina (73), seguido por EUA (39), Brasil (37) e Portugal (22). Depois, sempre pela ordem, e de acordo com a diretora da Up Brasil, estarão em Natal buyers do Chile (20), Espanha (20), Alemanha (20), Peru (15), Venezuela (14), França (14), Uruguai (14), Inglaterra (13), Suíça (12), Colômbia (11), Itália (11), Paraguai (oito), Polônia (sete), Suécia (sete), Holanda (seis), Áustria (quatro) e Noruega (três).
Virão ainda representantes (um operador de cada país) da Croácia, Chipre, Finlândia, Hungria, Líbano e México. Gabriela Chernichiarro comenta ainda que, dos 38 países que estarão representados na BNTM de Natal, nove são de mercados novos, que nunca participaram do evento.
O evento
Desde 1992, a BNTM promove o encontro e intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos nordestinos nos mercados nacional e internacional. A Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), organizadores do evento, incrementaram a feira ao convidar, pela primeira vez, compradores nacionais, além dos internacionais. A expectativa de vendas é grande porque os visitantes têm perfil de compradores potenciais.
Os participantes terão à disposição uma área de convivência com 11 tendas, onde serão montadas barracas para degustação da gastronomia potiguar e comercialização do artesanato produzido no Rio Grande do Norte. Como o tema central é São João, a área de convivência do Centro de Convenções de Natal se transformará em um grande arraiá, com direito a quermesse, barraquinhas com comidas típicas e exposição de artesanato, alguns deles produzidos na hora.
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