Polícia prende quadrilha que desviou mais de R$ 50 milhões em produtos importados
Empresários, despachantes, funcionários de aéreas e servidores atuavam no esquema
Empresários, despachantes, funcionários de companhias aéreas e servidores foram detidos nesta terça-feira (9) acusados de fraudar a importação de produtos em três Estados e causar um prejuízo de mais de R$ 50 milhões aos cofres da Receita Federal.
O grupo atuava com o desvio de mercadorias que chegavam ao Aeroporto Internacional de São Paulo. A Receita estima que mais de 80 toneladas de equipamentos eletrônicos, produtos de informática e materiais hospitalares tenham sido trazidos ao Brasil de forma ilegal pela quadrilha.
Ao menos 180 Policiais Federais e 80 servidores da Receita cumpriram hoje 29 mandados de prisão preventiva e 44 mandados de busca e apreensão. A ação se concentrou nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Um armazém da empresa em Miami, no Estado da Flórida (EUA), também foi alvo de buscas.
Segundo a Receita, as investigações começaram um ano atrás. A quadrilha, considerada “uma das principais organizações criminosas especializadas em fraudar o comércio exterior”, trazia mercadorias principalmente dos Estados Unidos e China.
Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando e descaminho, crimes contra a ordem tributária, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
A Receita diz que a operação “Trem Fantasma” deriva da prática utilizada pelos fraudadores de ingressar em áreas restritas com comboios de caminhões, alguns sem autorização (fantasmas), com objetivo de burlar os controles alfandegários e retirar mercadorias irregularmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário